Vice-Governador Henrique Oliveira

Henrique Oliveira

VICE-GOVERNADOR

Henrique de Oliveira nasceu a 16 de outubro de 1960, em Florianópolis. Filho de Benedito Milton Oliveira e Erna Irene Fuhrmann Oliveira, morou também em Recife e Brasília, antes de se estabelecer em Manaus há 19 anos.

A política entrou cedo na vida de Henrique. Aos 21 anos, ele já se destacava como líder estudantil atuante em Recife, presidindo a Juventude Democrática Estudantil e a Ação Democrática Estudantil. Daí em diante, não parou mais. De 1982 a 1985, foi chefe de gabinete do Governador Roberto Magalhães, até ser convidado para participar da campanha do ex-ministro Mário Andreazza à Presidência da República, em Brasília.

Henrique morou na capital federal de 1987 a 1994, trabalhando como chefe de gabinete do deputado federal Francisco Kuster (PMDB-SC) e do deputado federal José Mendonça de Morais (PMDB-MG).

Em 1995, mudou-se para Manaus, convidado por uma empresa de comunicação local. A princípio, ia trabalhar como repórter – mas, em pouco tempo, já era âncora do programa jornalístico de maior audiência da emissora. Em 1997, Henrique passou num concurso para o TRE. Mas permaneceu no jornalismo: em 1998, ele se tornou apresentador do programa Câmera 13, da Band Amazonas. Em pouco tempo, ganhou seu próprio programa: Fogo Cruzado, que durou seis anos.

Em 2008, foi o vereador mais votado de Manaus, com 35 mil votos – 22 mil a mais do que o segundo lugar. Em 2010, elegeu-se deputado federal, com mais de 86 mil votos.

De volta a Brasília, Henrique foi o único representante titular da bancada amazonense na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania – a mais importante da Casa. Defensor ardoroso dos interesses do Amazonas, assumiu a relatoria da PEC que prorrogou a Zona Franca de Manaus. Em 2012, numa notável conquista parlamentar, conseguiu no Congresso a aprovação da Proposta, sancionada recentemente no Senado. Serão mais 50 anos de Zona Franca.

Nas eleições municipais daquele ano, Henrique se candidatou à Prefeitura de Manaus e obteve a terceira maior votação: 16,46% do eleitorado (156.648 votos). Hoje é presidente local do Partido Solidariedade (SDD). Foi eleito vice-governador do Amazonas nas eleições de 2014, compondo chapa com o governador reeleito, José Melo de Oliveira. Juntos, obtiveram 869.992 votos, alcançando 55,54% dos votos válidos no segundo turno das Eleições 2014.

Henrique Oliveira é casado com Camila Silva Caitano e tem cinco filhos: Gabriella, Henrique Filho, Eduarda, Natália e João Vitor.

  • Serviços

    • Órgãos e Entidades

    • Instituições