Vice-Governador JOÃO BOSCO GOMES SARAIVA

Partido: PSDB/AM

Aniversário: 10/10/1959

História  

Natural de Manaus, o deputado estadual Bosco Saraiva (PSDB) nasceu em uma família modesta do bairro Morro da Liberdade, localizado na Zona Sul. Iniciou os estudos no grupo escolar Leopoldo Neves. Durante a trajetória estudantil e nas reuniões com os amigos, percebeu que as dificuldades encontradas no cotidiano poderiam ser superadas com uma representação política voltada aos anseios da população, baseada na ética e transparência. Estes elementos norteiam sua trajetória pública, a luta começou quando era trabalhador do Distrito Industrial e tornou-se militante da oposição sindical metalúrgica nos anos 80.

Nas eleições municipais de 1992 foi eleito pela primeira vez vereador de Manaus, cargo exercido até o ano de 2004, reflexo de três mandatos consecutivos. Neste período esteve na presidência do Poder Legislativo Municipal por duas oportunidades (biênios 1995-1996 e 1997-1998), sendo também vice-prefeito de Manaus durante o biênio 1995-1996. No exercício da função de vereador, foi nomeado presidente de inúmeras Comissões Permanentes da CMM, com destaque para o cargo de Relator do último Plano Diretor da cidade de Manaus, e participação nas de Grilagem de Terras, Cartel de Combustíveis, e a do Ressarcimento. Bosco Saraiva também é o autor da lei da meia-entrada para estudantes em eventos culturais e da lei que instituiu o Imposto Simplificado, conhecido como Simples.

Já nos anos de 1998 e 2002 concorreu ao cargo de deputado federal, sendo que na última candidatura obteve uma votação expressiva de 57.914 votos (7º colocado no pleito), porém não foi eleito devido a legenda. Em 2004 concorreu ao cargo de vice-prefeito na chapa de Amazonino Mendes. E no ano de 2006 disputou o cargo de deputado estadual, alcançando a suplência, sendo que em 2009, após a decretação da perda do mandato do deputado estadual Edílson Gurgel (PRTB), assumiu a vaga de parlamentar.

No ano de 2012 foi eleito, novamente, vereador da cidade de Manaus, e conduzido pela terceira vez à presidência da Câmara Municipal de Manaus. O retorno a ALEAM aconteceu no pleito de 2014 onde ocupa, atualmente, a presidência da Comissão de Cultura.

Já ocupou cargos como presidente da Empresa Municipal de Urbanização- Urbam (1994/1995), Secretaria de Estado de Infra-Estrutura (2003/2004), e Diretor Presidente de Planejamento Urbano (2009/2010).

Realizações

Em 2003, Bosco Saraiva, enquanto Secretário Estadual de Infra-Estrutura, teve como missão colocar em prática o maior pacote de obras da história do Amazonas.

Sua primeira tarefa no cargo foi iniciar um Plano Emergencial de 100 Dias para Manaus, com ações de saneamento de igarapés, perfuração de poços artesianos e expansão da rede de energia elétrica.

Mais de mil trabalhadores foram mobilizados para retirar milhares de toneladas lixo dos igarapés, construir 30 quilômetros de pontes e passarelas, e remover cerca de mil famílias das áreas de risco, que foram reassentadas no conjunto Cidadão.

Ainda em 2003, Bosco Saraiva esteve nos Estados Unidos para discutir uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento, que resultou num empréstimo de 200 milhões de dólares para o Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (PROSASIM).

    • Governadoria

    • Órgãos e Entidades

    • Instituições

    • Vice - Governadoria