Vice-Governador Carlos Alberto Souza de Almeida Filho

Vice-Governador

Vice-Governador do Amazonas

O vice-governador do Amazonas, Carlos Alberto Souza de Almeida Filho, é graduado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam); e em Tecnólogo em Processamento de Dados pela Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA). É mestre em Função Social do Direito pela Faculdade Autônoma de Direito e doutorando em Direito pela Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo (Fadisp).

Atua como defensor público desde 2005, tendo sido Conselheiro Superior na Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM). Entre 2010 e 2018 foi titular da 1ª Defensoria Pública Especializada em Atendimento de Interesses Coletivos. Na carreira como defensor público, foi, ainda presidente da Associação dos Defensores e diretor da Escola Superior da Defensoria.

Também atuou como professor de Direito em diversas instituições de ensino superior e cursos preparatórios; foi integrante da Comissão de Reforma da Constituição do Estado do Amazonas; além de ser autor de artigos e livros jurídicos.

Foi agraciado com honrarias como Ordem do Mérito Legislativo pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), em 2013; medalha de ouro Altair Ferreira Thury (2015); diploma de Honra ao Mérito pela Aleam (2016); diploma de Honra ao Mérito pela Câmara Municipal de Manaus (CMM), em 2016; Prêmio República pelo Ministério Público Federal (MPF), em 2017; diploma de Honra ao Mérito pela CMM (2018); medalha Tiradentes pela Polícia Militar do Amazonas (2019); medalha Imperador Dom Pedro II, pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (2019); e medalha de Honra ao Mérito Escola Judicial da 11ª Região (TRT), em 2019.

No Governo do Estado do Amazonas, além de vice-governador, exerceu cargo de secretário de Saúde de janeiro a março de 2019; e secretário-chefe da Casa Civil até maio de 2020.

• Serviços

• Administração Direta