Parque da Cacimba é tema de sessão com a participação da Sedecti na Câmara Municipal de Novo Airão

Foto: Divulgação/Sedecti
Foto: Divulgação/Sedecti

Atendendo ao convite das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Turismo de Novo Airão, a secretária executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Amazonas, Tatiana Schor, participou, na manhã da última segunda-feira (03/08), da sessão ordinária que marcou o retorno das atividades da Câmara Municipal de Novo Airão, após recesso. O convite se deu para que a secretária pudesse explanar sobre o projeto do Parque da Cacimba, que faz parte da Rede de Parques Urbanos do Amazonas – projeto que está inserido no Programa Estruturante Biópolis da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti).

 “Aproveitamos a sessão para esclarecer sobre a importância do Parque da Cacimba como parte imprescindível para a história do município de Novo Airão, bem como, para a história do Amazonas porque entendemos que o desenvolvimento econômico acontece de forma mais ampla e transversal em uma região”, destacou a secretária.

Tatiana salientou que “esse desenvolvimento também se dá desde o fortalecimento das Licenciaturas até a formação de jovens e crianças, no sentido de oferecer não apenas aulas sobre meio ambiente, mas também de Geografia, Matemática e Biologia dentro de um contexto diferenciado e ao ar livre”.

O Projeto de Lei (PL) que trata sobre o Parque da Cacimba tramita na Câmara Municipal de Novo Airão desde 2017. O projeto faz parte da rede de Parques Urbanos que vem sendo formulado pelo Governo do Amazonas com abordagem transversal, envolvendo várias áreas da sociedade.

“Existe sim a necessidade de preservação das nascentes e a Cacimba se encaixa nisso, como também existe a necessidade premente de preservação da nossa história e todos nós sabemos que a história no Amazonas é muito oral e materializada nas coisas. Portanto, o Parque da Cacimba é história desse município”, reforçou Tatiana Schor.

Para o secretário de Meio Ambiente de Novo Airão, Mário Jorge Carmim, a participação da secretária executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação, na sessão ordinária, veio para reforçar a parceria que o Governo do Amazonas mantém com a prefeitura daquele município.

“Entendemos que a preservação do meio ambiente é um dever de todos e é nesse sentido que buscamos parceria com o Governo do Estado que tem contribuído muito com Novo Airão. Nesse sentido, a fala da secretária Tatiana Schor foi muito importante porque esse Projeto de Lei, que regulamenta o Parque Municipal da Cacimba, está travado desde 2017. Sem contar que os esclarecimentos trazidos por ela, ajudaram muito no sentido de apontar a necessidade de fazer com que o PL tenha mais celeridade”, enfatizou Mário Carmim.

 Rede de Parques Urbanos - O Parque da Cacimba é uma área de pouco mais de sete hectares no meio urbano de Novo Airão e conta com nascente, igarapé e mata nativa. Mesmo estando localizado dentro de uma Área de Preservação Permanente (APP), a Secretaria de Meio Ambiente de Novo Airão informou que o lugar vem sendo constantemente degradado pela ação humana. Historicamente, a área era usada para lavagem de roupas.

O Parque faz parte da Rede de Parques Urbanos do Amazonas, que propõe auxiliar a estruturação de diversos parques verdes e tecnológicos nos municípios amazonenses, alinhados a programas de preservação ambiental, turismo, educação, ciência, tecnologia e inovação. Os principais objetivos da Rede são a preservação da natureza, a criação de espaços públicos de qualidade para a população local e turistas, o fortalecimento do Sistema de CT&I no Amazonas, o fortalecimento das Licenciaturas e da educação básica com a proposta de tornar os parques locais utilizados também pelas escolas locais.

Segundo o secretário de Meio Ambiente de Novo Airão, Mário Jorge Carmim, o PL que trata sobre a regulamentação do Parque da Cacimba deve ser retomado pela Câmara de vereadores na próxima segunda-feira (10/08).