Seas presta apoio a municípios para obtenção de recursos federais visando ao enfrentamento da Covid-19

Foto: Miguel Almeida/Seas
Foto: Miguel Almeida/Seas

A Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), por meio do Departamento de Gestão do Suas (DGSuas), realizou um esforço junto aos municípios amazonenses para a realização do “aceite” aos recursos da portaria 369/2020, do Governo Federal, que possibilita apoio financeiro para ações de enfrentando à Covid-19. O resultado foi a adesão de 56 municípios, que poderão contar com o repasse emergencial de recursos federais.

 O prazo de preenchimento do termo foi finalizado na última quinta-feira (02/07). Os municípios que realizaram a adesão fizeram a inserção de um plano de ação no sistema. Para que o “aceite” fosse realizado, foi necessário que todas as informações cadastrais estivessem atualizadas no CadSuas.

 Segundo a assessora do DGSuas, Evelyn Albuquerque, a Gerência da Informação do departamento foi a principal referência para que os cadastros obtivessem sucesso em seus acessos ao “aceite”: “Todos esses acessos ao sistema da rede Suas e a esse termo de aceite são feitos por meio de uma senha, que precisa ser atualizada sempre que há uma alteração, e os municípios têm como referência o DGSuas para auxiliar durante todo esse processo”.

 O “aceite” é uma adesão realizada com o objetivo de que o repasse emergencial de créditos para os municípios cadastrados seja feito. São recursos que podem ser empregados na compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPis), serviços socioassistenciais,  alimentos para pessoas idosas e com deficiência que são atendidas pelo Serviço de Acolhimento Institucional e em atendimento, no Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência.