Combate às fake news é tema de roda de conversa entre especialistas e professores

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

 

Debate aconteceu durante a roda de conversa ‘Diálogos Formativos’, nesta quarta-feira (08/04)

 Métodos de observação, checagem de informação e leitura crítica. Estas foram algumas das estratégias citadas pelo professor doutor Manoel Jeffreys e pela jornalista e subsecretária da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), Alita Falcão, durante a roda de conversa “Diálogos Formativos”, nesta quarta-feira (08/04).

 Mediado pela professora doutora Edilene Mafra, o encontro teve como tema “Combatendo as Fake News” e trouxe à discussão o fenômeno da disseminação de notícias falsas e métodos de combatê-lo junto a professores e alunos das redes estadual e municipal de Educação. O bate-papo foi transmitido ao vivo pela TV Encontro das Águas e Internet.

 De acordo com a jornalista Alita Falcão, a era digital trouxe uma nova perspectiva e contribuiu ativamente para o compartilhamento de notícias falsas.

 “Atualmente, todos são comunicadores. As plataformas que trouxeram a socialização da informação colaboraram, também, para a rápida disseminação de conteúdos inverídicos. Por isso, é de extrema importância que haja a segurança do que está sendo informado. É necessário ser responsável pelo conteúdo compartilhado, questionando a sua veracidade, analisando datas e checando fontes, visto que o mesmo pode ter consequências graves tanto individualmente quanto coletivamente”, explicou.

 Já o professor Manoel Jeffreys falou sobre como os pilares da educação midiática estão presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e são parte do desenvolvimento integral do estudante.

 “A BNCC traz, em suas competências, orientações acerca da cultura digital, que aborda a relação dos educadores e alunos com a informação, para, desta forma, desenvolver estratégias de reconhecimento diante de uma notícia inverídica, tais como a verificação/avaliação do veículo, fonte, data e local da publicação, autoria, URL, da análise da formatação e comparação de diferentes fontes, dentre outras”, contou.

 Diálogos Formativos – Fruto da parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e Desporto, por meio do Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan), e a Secretaria Municipal de Educação (Semed-Manaus), através da Divisão de Desenvolvimento dos Profissionais do Magistério (DDPM), a roda de conversa “Diálogos Formativos” é uma iniciativa que estimula discussões no campo educacional, mesmo durante o período do regime especial de aulas não presenciais.

 A roda de conversa terá um tema novo a cada edição, voltado à professores e comunidade escolar, e será transmitida nos canais abertos da TV Encontro das Águas e YouTube.