Governo do Estado e Prefeitura de Manaus disponibilizam Central de Atendimento para sanar dúvidas sobre o ‘Aula em Casa’

Fotos: Divulgação/Seduc-AM
Fotos: Divulgação/Seduc-AM

Equipes das secretarias estarão disponíveis por telefones e e-mail para atender a professores, pais e alunos 

Após firmar parceria para levar o projeto “Aula em Casa” a 450 mil estudantes das redes municipal e estadual do Amazonas, as secretarias de Estado de Educação e Desporto e Municipal de Educação (Semed-Manaus) disponibilizaram uma Central de Atendimento para sanar dúvidas sobre o projeto. A criação visa melhorar o atendimento a alunos e professores atendidos pelo “Aula em Casa”, uma vez que a estimativa inicial de beneficiados era de 180 mil jovens, na capital e no interior.

O serviço funcionará, das 8h às 22h, por meio dos contatos: (92) 98400-5142 (WhatsApp), 0800-046-4632 (Central de Atendimento) e pelo e-mail aulaemcasa.amazonas@seduc.net. As equipes da secretaria de Estado de Educação e Desporto e  da Semed-Manaus estarão preparadas para atender estudantes, professores, pais e responsáveis quanto a dúvidas recorrentes sobre o projeto, tais como sintonização do aparelho de TV e programação de conteúdos, dentre outros.

O secretário de Estado de Educação e Desporto em exercício, Luis Fabian Pereira Barbosa, destacou a ação integrada com a Semed-Manaus. “A Central [de Atendimento] é importantíssima nesse momento e servirá para esclarecer dúvidas dos profissionais de educação, assim como, de pais e responsáveis. Nosso objetivo é colocar toda a nossa tecnologia à disposição dos estudantes, por isso, o uso dessa ferramenta é de extrema importância”, disse o titular da pasta.

Parceria - As secretarias de Estado de Educação e Desporto e Municipal de Educação também assinaram, nesta quarta-feira (25/03), Termo de Cooperação Técnica para a ampliação de séries atendidas pelo “Aula em Casa”. Desta forma, a partir da próxima quarta-feira (1° de abril), além dos canais de transmissão 2.2, 2.3, 2.4, da TV Encontro das Águas, o projeto passará a contar, também, com o 2.5.

No novo canal, serão exibidos conteúdos para alunos das redes públicas da capital e interior, do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental, bem como atividades voltadas à Educação Infantil. As aulas para 4ª e 5ª séries iniciam, na quarta-feira, já as aulas da 1ª à 3ª séries, do Ensino Fundamental, estarão disponíveis a partir do dia 6 de abril. A partir desta mesma data, estarão disponíveis as atividades para a Educação Infantil, que se chamarão “Hora do Recreio”, e acontecerão nos intervalos das programações, no meio da manhã e da tarde.

Expansão - Ao iniciar, o projeto previa o alcance de 180 mil estudantes matriculados na rede de ensino estadual em Manaus e nos municípios de Iranduba, Rio Preto da Eva, Manaquiri e Careiro da Várzea, por conta do sinal da TV Encontro das Águas, que alcança somente essa região. Com a parceria, serão atendidos cerca de 220 mil estudantes na rede estadual, uma vez que o projeto acrescenta cerca de 40 mil alunos que estão matriculados nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Ao somar forças com a Prefeitura de Manaus e incluir o atendimento de todos os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Infantil da rede, o projeto passa a atender mais 230 mil estudantes da capital. Com isso, o projeto mais que dobra o público-alvo e busca alcançar 450 mil alunos.

A Secretaria de Educação está viabilizando uma parceria para levar a expansão por meio da televisão aberta a todos os municípios do interior do Amazonas, podendo elevar ainda mais o número de estudantes atendidos.

Meios de transmissão - Fora as transmissões nos quatro canais abertos da TV Encontro das Águas, os alunos das duas redes podem acompanhar os conteúdos do “Aula em Casa”, também, pelo aplicativo “Mano”, pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e YouTube, no canal ‘Aula em Casa Amazonas’.

Sobre o projeto - O “Aula em Casa” faz parte de um forte trabalho de prevenção, controle e contenção de riscos por conta da pandemia causada pelo coronavírus. O projeto permite que os alunos da rede pública assistam às aulas em casa por meio de canais de televisão aberta ou por sites e aplicativos, onde podem, ainda, interagir e tirar dúvidas.

O objetivo do Governo do Amazonas, em parceria com a Prefeitura de Manaus, é envolver estudantes, professores e familiares em uma grande rede em prol da Educação, dando continuidade ao processo de ensino e aprendizagem com qualidade e, principalmente, segurança.