Wilson Lima e ministro da Cidadania visitam programa exitoso de assistência social no Careiro da Várzea

FOTO: Michell Mello / Secom
FOTO: Michell Mello / Secom

Município é destaque em atendimento domiciliar voltados para a primeira infância através do programa Criança Feliz

 

O governador Wilson Lima e o titular do Ministério da Cidadania, Osmar Terra, estiveram, nesta quinta-feira (13/02), no município do Careiro da Várzea (a 25 quilômetros de Manaus), para acompanhar a execução local do Programa Criança Feliz, projeto do Governo Federal de assistência social domiciliar para o desenvolvimento infantil. No Amazonas, o programa – coordenado pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) – alcançou números que colocam o município em posição de destaque no cenário nacional e internacional.

O desempenho do Careiro da Várzea, assim como em todos os 59 municípios do Amazonas que desenvolvem o programa é, de acordo com o governador Wilson Lima, resultado de esforços coletivos. “O Governo do Estado tem trabalhado em várias frentes para que a gente possa garantir essa proteção à primeira infância no atendimento, na Saúde, no Saneamento Básico e na Educação, para que a gente possa garantir uma infância saudável para essa criança, mas sobretudo na formação do caráter do cidadão de amanhã”, afirmou o governador. Em todo o Estado, 9.650 pessoas são atendidas pelo Criança Feliz.

A visita do titular do Ministério da Cidadania, para o governador, representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Estado, que desde 2017 soma mais de meio milhão de visitas realizadas pela Seas e registradas no prontuário eletrônico do Sistema Único de Assistência Social (Suas). “É muito simbólica a vinda dele aqui no Estado, sobretudo aqui no Careiro, em que há uma dificuldade natural que os psicólogos, assistentes sociais e outros visitadores enfrentam para chegar até as famílias em vulnerabilidade social, enfrentando as dificuldades do regime dos rios de subida e de descida”, explicou Wilson Lima.

Junto com a equipe do Ministério da Cidadania, Osmar Terra esteve na comunidade São Francisco e conheceu famílias que participam do Criança Feliz. No Careiro da Várzea, o projeto acompanha 150 pessoas, entre crianças de 0 a 6 anos e mulheres grávidas. O titular do Ministério afirmou que a meta do programa para 2020 é atender 2 milhões de pessoas em todo o país. Até hoje, 754 mil crianças e gestantes brasileiros foram acompanhados, e o número de visitas ultrapassou 19,9 milhões.

“O grande trabalho que nós temos que fazer é diminuir essa desigualdade e oferecer para a criança da família mais pobre o máximo que a gente puder de estímulos e orientação. Aqui não estamos falando só de um programa para cuidar da criança, para trocar fralda, não deixar passar fome. Tudo isso é importante, mas com esse programa testado em 14 países, nós estamos chegando a 1 milhão de crianças acompanhadas em casa toda semana, isso é um feito extraordinário. Esse ano nós queremos chegar a 2 milhões de crianças acompanhadas em casa toda semana, e no último ano do governo a nossa meta é chegar a todas as famílias do Bolsa Família”, projetou Terra.

O governador Wilson Lima reforçou o compromisso do Governo do Estado com a atenção no período da primeira infância e atenção básica. “Hoje nós temos, em média, 90% dos municípios do interior em atendimento de atenção básica e a gente quer evoluir e fazer com que todos os municípios do interior tenham esse percentual de 100% de atendimento”, afirmou.