Site de matrículas dá mais agilidade ao processo de reserva de vagas na rede pública de ensino

Conforme levantamento da empresa de Processamento de Dados do Amazonas S/A (Prodam), no primeiro dia do processo de transferência nas unidades de ensino das redes públicas de Manaus e do Estado, 82% das solicitações foram feitas pela internet, via site www.matriculas.am.gov.br. O resultado representa um aumento em relação aos números do ano de 2019, quando, até as 16h do primeiro dia de transferências, 65% das reservas de vaga haviam sido solicitadas pela internet.  

A gerente de matrículas da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Darlene Liberato, indica que isso ocorre pela maior agilidade que o site de matrícula oferece. “Esses números servem para reforçar para os pais o quanto é importante eles utilizarem a internet, porque está funcionando muito bem. O presencial só deve acontecer quando o pai não tem mais recursos ou aconteceu algum problema online”, afirmou.

Segundo o diretor-presidente da Prodam, João Guilherme de Moraes Silva, no momento em que o sistema foi liberado, à zero hora de hoje, mais de 20 mil pessoas estavam conectadas ao site de matrículas.

“Nos primeiros 10 minutos após a liberação do sistema, foram realizadas mais de 1.100 reservas. É um número expressivo, tivemos picos de acesso que geraram lentidão em alguns momentos durante a madrugada. No total, até às 12h de hoje, tivemos mais de um milhão de acessos ao site ”, explicou.

Ainda segundo a Prodam, nesse período foram realizadas mais de 37 mil solicitações, sendo 13.892 mil da rede municipal e 23.711 mil da estadual.

Confirmação - A coordenadora da Gerência de Matrículas da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Irlanda Araújo, reforça que, após a solicitação de transferência, os pais ou responsáveis pelos estudantes deverão confirmar a matrícula, dirigindo-se à unidade de ensino em que obteve uma vaga.

“Após a solicitação de transferência, os pais ou responsáveis pelos estudantes deverão, obrigatoriamente, comparecer à escola em que obtiveram a vaga, com a documentação necessária para efetivar a matrícula”, informou Irlanda Araújo.

Os documentos necessários são: certidão de nascimento, comprovante de residência, comprovante de escolaridade do aluno, carteira de identidade e/ou CPF,  duas fotos 3×4 e carteira de vacina.

Novos alunos - Nesta sexta-feira (17/01) iniciam as matrículas de novos alunos pelo site de matrículas (www.matriculas.am.gov.br) e presencialmente, nas escolas das redes municipal e estadual.

Em 2020, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto e a Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed) oferecem mais de 180 mil vagas.

Darlene Liberato também recomenda a utilização do site para esses casos. “Para os alunos novos também recomendamos a utilização da internet por conta da sua praticidade. À zero hora do dia 17 as vagas já estarão disponíveis no sistema. A partir das 8h, essa reserva também pode ser realizada presencialmente em qualquer unidade de ensino estadual ou municipal”, completou.