Wilson Lima empossa Otávio Gomes como controlador-geral do Estado

FOTO: Michaell Mello / Secom
FOTO: Michaell Mello / Secom

O governador Wilson Lima oficializou, nesta sexta-feira (08/11), a posse do promotor de Justiça aposentado e ex-procurador-geral de Justiça, Otávio de Souza Gomes, no cargo de controlador-geral do Estado do Amazonas. A cerimônia aconteceu na sede do governo, no bairro Compensa II, zona oeste da capital. A nomeação do novo controlador foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 07 de novembro.

“Nós temos certeza de que ele dará uma grande contribuição ao Estado do Amazonas. Doutor Otávio fez um excelente trabalho estando à frente do Ministério Público e poderá nos emprestar a sua experiência e expertise. O Governo do Amazonas está vivendo um novo momento, se modernizando, melhorando administrativamente para que o cidadão seja melhor atendido lá na ponta e o trabalho da CGE, em parceria com as secretarias, é fundamental”, afirmou o governador.

Ao lado da família, o novo controlador-geral do Estado agradeceu ao governador pelo convite e acrescentou que a administração será pautada pela ética e respeito às pessoas que necessitam dos serviços do Governo. “Vamos trabalhar no sentido de colaborarmos com o Estado para que tenhamos uma administração efetivamente transparente, que esteja voltada para a boa prática das atividades públicas, especialmente no sentido de que o serviço a ser prestado para o cidadão, que é o destinatário final, seja efetivo, adequado e seguro”, afirmou Otávio Gomes.

Currículo - Otávio de Souza Gomes é natural do município de Tonantins (distante 872 quilômetros de Manaus). Exerceu a função de promotor de Justiça durante 29 anos e três meses, atuando nas comarcas dos municípios de Santo Antônio do Içá, Tabatinga, Presidente Figueiredo e Manaus. No período de 2008 a 2010 assumiu a chefia do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) como procurador-geral de Justiça. Ele também foi presidente da Associação Amazonense do Ministério Público (AAMP) por dois mandatos, totalizando quatro anos.

O novo controlador-geral também atua como professor universitário há 23 anos, em instituições das esferas pública e privada de ensino. É especialista em direito civil pela Faculdades Metropolitanas Unidas de São Paulo (FMU-SP) e autor do livro ‘Crônicas’, obra que reúne artigos assinados por Gomes e publicados por um jornal de grande circulação de Manaus.

CGE - A Controladoria-Geral do Estado é o órgão central do Sistema do Controle Interno e do Sistema Estadual de Ouvidorias (Se-OUV) do Poder Executivo. No comando do órgão, o controlador-geral do Estado tem como finalidade assessorar diretamente o governador no desempenho de suas atribuições, quanto aos assuntos e providências no âmbito do Poder Executivo, à defesa do patrimônio público, ao controle interno, à auditoria pública, à prevenção e combate à corrupção e ao incremento da transparência da gestão no âmbito da Administração Pública.