Segurança do paciente é tema de oficina para profissionais de saúde do interior

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) realiza, nesta terça-feira (16/04), a Oficina de Implantação do Núcleo de Segurança do Paciente, para profissionais de saúde oriundos de 11 municípios do entorno de Manaus e Alto Rio Negro.

O treinamento acontece o dia inteiro, a partir das 8h, no miniauditório do Instituto Benjamin Constant (IBC), localizado na rua Silva Ramos, nº 991, Centro, zona sul de Manaus.

Para a coordenadora da Comissão e Serviços de Controle de Infecções Relacionados à Assistência à Saúde (Ceciss-FVS), Tatyana Amorim, a capacitação tem o objetivo de implementar e fortalecer os núcleos de segurança do paciente nos serviços de saúde dos municípios.

“O tema é de suma importância, tendo em vista que, quando implantado o núcleo de Segurança do Paciente, os serviços tendem a reduzir, a um mínimo aceitável, o risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde”, disse Tatyana.

A coordenadora informou que a segurança do paciente envolve a avaliação permanente e proativa dos riscos em serviços de saúde, favorecendo o desenho e a instituição das barreiras de segurança necessárias.

“Durante a capacitação será abordado as medidas efetivas para o bom funcionamento do serviço de saúde, tais como, o seguimento das práticas de segurança do paciente em serviços de saúde, uso de protocolos específicos, estabelecimento de barreiras de segurança, entre outros”, salientou.

Educação Continuada - Essa é a primeira turma das nove programadas o primeiro semestre de 2019. De acordo com a coordenadora, a estimativa de participantes é em entorno de 175 profissionais que atuam na gestão dos serviços de saúde prestados à população de todos os municípios do Amazonas.