Carnaboi e bandas receberam reforço no policiamento na segunda-feira (12)

FOTO: CLOVIS MIRANDA/SECOM

Em mais uma ação integrada das forças de segurança do Amazonas, o patrulhamento ostensivo foi reforçado no Carnaboi 2018 e nas bandas carnavalescas que ocorreram nesta segunda-feira (12/02). A ação faz parte da operação “Alegoria Proibida” que reúne servidores do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil e Secretaria Executiva-Adjunta de Inteligência (SEAI).

As forças policiais fiscalizaram a Banda do Caldeira, no Centro de Manaus, zona centro-sul, e na Banda do Gigante, no São José, zona leste da cidade, além do Carnaboi, no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho (Sambódromo). O vice-governador e secretário de Segurança, Bosco Saraiva, participou da fiscalização que tem como objetivo levar a sensação de segurança para a população.

“Tudo tranquilo nas bandas que a gente percorreu. E agora aqui também no Sambódromo onde está acontecendo o Carnaboi. Estamos seguindo a programação que a gente traçou para todo o carnaval. Só falta terça-feira. Até aqui ocorreu tudo bem graças a Deus. Amanhã (hoje) estaremos presente na Banda do Galo” disse Saraiva.

Desde o início de janeiro, a Secretaria de Segurança deu início à Operação Alegoria Proibida com ações em Manaus e nos municípios de Itacoatiara, Coari, Manacapuru, Careiro Castanho, Iranduba e Parintins.  Em Manaus, a Operação realizou prisão de 58 pessoas e 10 menores foram apreendidos

Reforço na segurança – Na última sexta-feira (09/02), um efetivo de mais de 2,5 mil servidores dos órgãos que fazem parte do sistema de segurança pública iniciou um reforço no patrulhamento ostensivo em todos os eventos carnavalescos. Câmeras do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) realizam o monitoramento de bandas e blocos carnavalescos para otimizar a ação policial. As ações também reúnem servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).

Portaria – A fiscalização é feita com base em normas de segurança e também por meio das regras da portaria assinada no dia 17 de janeiro com representantes de bandas e blocos carnavalescos de Manaus. A portaria estabelece normas para a realização de eventos em vias públicas da cidade, dentre elas a proibição de consumo bebidas em garrafas de vidro e churrascos em espetos por questões de segurança.