Nova edição do recital ‘Violão Erudito’ traz Wagner Tiburtino no Centro Cultural Palácio da Justiça

FOTO: DIVULGAÇÃO/SEC
FOTO: DIVULGAÇÃO/SEC

 

Violonista apresenta peças do repertório erudito compostas para o violão em apresentação gratuita, dentro da agenda do Programa Espaço Aberto

 

Em nova edição no Centro Cultural Palácio da Justiça, no Centro de Manaus, o recital “Violão Erudito” traz o instrumentista amazonense Wagner Tiburtino numa apresentação com peças do repertório erudito compostas especialmente para o violão. O espetáculo tem entrada gratuita e acontece nesta sexta-feira (8/12), às 19h, dentro da agenda do Programa Espaço Aberto, contando com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

Estão no programa do “Violão Erudito” peças escritas para o violão em diferentes períodos da História da Música, dos séculos 17 ao 20. A apresentação inicia com a “Suíte nº 4 em Mi Maior, BWV 1006a”, obra que integra um conjunto de seis sonatas e suítes compostas pelo gênio alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750).

Logo após vem a “Sonata Omaggio a Boccherini”, do italiano Mario-Castelnuovo Tedesco (1895-1968). Escrita em 1934, a sonata em quatro movimentos presta tributo a outro compositor italiano, Luigi Boccherini (1743-1805), porém trazendo o característico estilo Neoclássico de Tedesco.

O programa se encerra com “Collectici Intim”, uma das mais conhecidas peças para violão escritas pelo espanhol Vicente Asencio (1908-1979). A obra de 1965 é composta de cinco movimentos, cada um deles inspirado em sentimentos: La Serenor (Serenidade), La Joia (Alegria), La Calma (Calma), La Gaubança (Deleite) e La Frisança (Impaciência).

No conjunto, as composições do programa vão conduzir o espectador num passeio pela história da produção musical feita para o violão, do Barroco de Bach ao Neoclássico de Tedesco, culminando com o Contemporâneo na obra de Asencio. Entre uma e outra peça, Tiburtino também troca ideias com a plateia sobre os compositores e suas obras.

Quem é – Graduando do curso de Música da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Wagner Tiburtino atualmente trabalha como músico convidado da Orquestra de Violões do Amazonas (Ovam), mantida pela Secretaria de Estado de Cultura. No mês passado, ao lado de Vitor Souza, com quem apresentou a primeira edição do “Violão Erudito”, ele participou da mais recente edição do Concurso de Violão Souza Lima, em São Paulo, no qual foi premiado em 3º lugar.

Programa:
Recital “Violão Erudito”

Johann Sebastian Bach (1685-1750)

“Suíte nº 4 em mi maior, BWV 1006a”

Mario-Castelnuovo Tedesco (1895-1968)

“Sonata Omaggio a Boccherini, op. 77”

Vicente Asencio (1885-1944)

“Collectici Intim”

Wagner Tiburtino, violonista

Serviço: Recital “Violão Erudito”, com Wagner Tiburtino
Onde: Centro Cultural Palácio da Justiça, avenida Eduardo Ribeiro, 901, Centro de Manaus

Quando: Sexta-feira, dia 8 de dezembro, às 19h

Entrada: Gratuita