Intervenção Artística Natal Solidário une artistas e artes por amor ao próximo no Teatro Gebes Medeiros

FOTO: DIVULGAÇÃO/SEC
FOTO: DIVULGAÇÃO/SEC

Iniciativa vai reunir talentos em evento beneficente para arrecadar alimentos para Ceia Solidária; Marcella Bártholo, Jorjão Pampolha e banda Way Out Darkness são algumas atrações confirmadas, que se apresentam na próxima quinta-feira (14/12)

 

Unir artes e artistas em torno do amor ao próximo. Essa é a proposta da Intervenção Artística Natal Solidário, projeto colaborativo que terá sua segunda edição na próxima quinta-feira (14/12), a partir das 18h30, no Teatro Gebes Medeiros do Ideal Clube, no Centro. Na iniciativa, que este ano traz o tema “O amor que nos faz um”, artistas de diversos segmentos e linguagens, como dança, fotografia e música, reúnem-se numa celebração beneficente de arte, cultura e solidariedade.

Idealizada pela Tearte Produções Musicais em parceria com artistas da cena local, a ação tem o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), dentro do Programa Espaço Aberto.

Em sua segunda edição, a Intervenção Artística Natal Solidário propõe uma ação baseada nas expressões artísticas e na pluralidade cultural como caminho para o fazer social, incentivando artistas a doar seus talentos a uma causa solidária. A iniciativa vai reunir músicos populares e de orquestra, bailarinos, fotógrafos e artistas plásticos. A entrada é gratuita, com a doação de um quilo de alimento não perecível; contribuições maiores também são bem-vindas.

“A proposta é de um evento bem plural, com música, dança, exposição, tudo em uma hora de espetáculo. Nesta edição teremos muito mais artistas, graças ao espaço maior do Teatro Gebes Medeiros, e a novidade de que haverá uma exposição de arte, com fotografia e colagens artísticas. Quem quiser pode até chegar antes do início ainda pode conferir a mostra com mais calma”, explica Elis Green, violinista e sócia fundadora da Tearte Produções Artísticas, ao lado do violoncelista Timóteo Esteves.

Participações – Além de Elis e Timóteo, a intervenção artística tem confirmada a participação dos cantores Marcella Bártholo, Jorjão Pampolha e Nicole Gomes; dos instrumentistas Andrio Dias (bateria/percussão), Tito Esteves (violino), Alexandre Mourão (violão/teclado), Gustavo Garcez (violoncelo), Thiago Barbosa (violoncelo) e Ediel Castro (contrabaixo); do DJ Augusto Leel; e da banda Way Out Darkness.

Participam ainda os fotógrafos Jessyca Dias, Gabriela C’ativo, Amanda Negreiros, Jander Souza e Lúcio Santana; a artista plástica Pollyana D’Avila; Studio de Dança Patrícia Marques (dança contemporânea/jazz), Hevila Nascimento (dança contemporânea/ballet) e Jone Batista (dança urbana); Camila Oliveira (comunicação), Marineide Soares (decoração), Adelson Pinheiro (designer de luz), Paulo Marinho (designer de som).

Arte e solidariedade – A iniciativa de fazer o Natal Solidário, segundo Elis Green, surgiu como forma de resgatar um projeto realizado anteriormente pela Base Missionária Sabbaoth, porém abandonado por falta de recursos. “Não tínhamos como contribuir com dinheiro, e por isso pensamos em juntar nossos amigos e fazer uma apresentação, pedindo para as pessoas contribuírem”, recorda ela, que realizou a primeira edição em 2015.

Como naquele ano, as contribuições do público da apresentação irão servir para o preparo de uma Ceia Solidária pelos próprios participantes da ação. A refeição será oferecida nas proximidades do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, no dia 24 de dezembro, para as pessoas nas filas esperando por atendimento, acompanhantes e parentes que aguardam notícias de seus entes queridos enfermos e mesmo funcionários de plantão na data natalina.

“Percebemos que muita gente vinha do interior para Manaus acompanhando pessoas acidentadas, por exemplo, e não tinham condições de se manter aqui. Da primeira edição, temos testemunhos de gente como uma senhora que ficou feliz até por ter pessoas com quem conversar. ‘Foi uma ceia de Natal para mim’, ela disse”, conta Elis, emocionada. Neste ano, ela espera poder contribuir muito mais.

“Estamos muito felizes e animados, com uma boa expectativa de fazer no Teatro Gebes Medeiros. São 140 lugares, e queremos lotar o espaço e arrecadar muitas contribuições. Esperamos conseguir ajudar bastante gente”.

Serviço: Intervenção Artística Natal Solidário
Onde: Teatro Gebes Medeiros, Ideal Clube, avenida Eduardo Ribeiro, 833, Centro
Data/hora: Dia 14, quinta-feira, às 18h30
Entrada: Gratuita, com a doação de um quilo de alimento não perecível; contribuições maiores também são bem-vindas
Informações: Pelos telefones (92) 99255-3476 e 99158-3729, ou pelo email tearteproducoesmusicais@gmail.com