Delegacia Móvel está posicionada na avenida Eduardo Ribeiro para assegurar atendimento rápido à população

FOTO: Erlon Rodrigues

“Fico feliz ao ver que a Polícia Civil colocou à disposição da população essa unidade móvel aqui no Centro, pois acaba inibindo as ações de criminosos que agem nessa área da cidade, principalmente nesta época do ano. Esse reforço na Segurança Pública nos deixa mais tranquilos”, declarou Raissa Marques, 19, menor aprendiz no setor de Recursos Humanos (RH) de uma empresa do Polo Industrial de Manaus (PIM).

A Delegacia Móvel está posicionada na avenida Eduardo Ribeiro, esquina com a avenida Sete de Setembro, no bairro Centro, zona sul da cidade. Conforme o delegado-geral da Polícia Civil do Amazonas, Mariolino Brito, a ação faz parte da operação “Natal Seguro”, coordenada pelo vice-governador e secretário de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Bosco Saraiva. A operação visa reforçar o policiamento na capital durante o período de festas de fim de ano. A Delegacia Móvel irá permanecer no local até o dia 10 de janeiro de 2018.

Funcionamento - Segundo o diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM) da Polícia Civil no Estado, delegado Geraldo Eloi, o atendimento na Delegacia Móvel está acontecendo todos os dias, incluindo sábados e domingos, das 8h às 18h. A autoridade policial destacou que estão sendo realizados na Delegacia Móvel registros de Boletins de Ocorrência (BOs) e Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) para crimes de menor potencial ofensivo, como lesão corporal simples, desacato, ameaça e injúria, por exemplo, que não têm relação com prisão em flagrante delito.

O diretor do DPM informou que as ocorrências passíveis da lavratura do auto de prisão em flagrante serão encaminhadas ao 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP), situado na avenida Manaus Moderna, s/nº, bairro Centro. Após as 17h, a ocorrência que resultará em flagrante será encaminhada ao 1º DIP, que funciona como Central de Flagrantes, no bairro Praça 14 de Janeiro, zona sul.

Mariolino Brito destacou que além da Delegacia Móvel, a SSP-AM instalou três carretas interligadas ao Centro Integrado de Comando e Controle – Regional (CICC-R), que foram posicionadas nas zonas norte, leste e oeste da capital, com o intuito de dar celeridade ao tempo de resposta da polícia.

“A SSP-AM, com todos os órgãos que a compõe, está atendendo todas as regiões da cidade, marcando presença nos locais com maior concentração de pessoas. No bairro Centro, a Polícia Civil colocou à disposição a Delegacia Móvel, com toda a estrutura para atendar a população de forma imediata. Da mesma forma são os pontos onde a SSP-AM posicionou as carretas do CICC-R. Essas ações visam facilitar o atendimento às pessoas que precisem das forças policiais”, enfatizou o delegado-geral da Polícia Civil do Amazonas.

Reforço - No bairro Centro, cerca de 200 policiais militares estão trabalhando em regime de plantão, realizando policiamento ostensivo a pé, em bicicletas e viaturas. No dia 22 de novembro do ano acorrente, a SSP-AM também otimizou a segurança para as mais de 700 empresas de produtos e serviços do Conjunto Vieiralves, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona centro-sul da cidade, em razão do comércio no lugar. O local recebeu o reforço de viaturas e das duplas “Cosme e Damião”, da Polícia Militar.

Nas zonas leste, oeste e norte foram instaladas unidades móveis de monitoramento que atuam 24h por dia, interligadas ao CICC-R. No dia 30 de novembro deste ano teve início a operação “Fecha Quartel”, com o objetivo de reforçar o policiamento ostensivo nas áreas bancárias em razão do pagamento e do volume de pessoas que circulam nos principais corredores viários e comerciais da capital.