No Dia das Crianças, Governo do Estado abre Vila Olímpica para atividades esportivas, lúdicas e culturais

FOTO VALDO LEÃO - SECOM

Inaugurando o projeto “Brincando na Vila”, o Governo do Amazonas, através da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), reuniu cerca de duas mil pessoas para uma manhã de muita diversão na Vila Olímpica de Manaus, na zona centro-oeste da capital, nesta quinta-feira, 12 de outubro. No espaço, foram oferecidas atividades esportivas, lúdicas e culturais para a criançada e familiares. O projeto, que segue diretriz do governador Amazonino Mendes de ampliar a oferta de serviços à população de forma integrada, terá programação mensal, agregando a comunidade em um ambiente com estrutura e segurança.

O evento contou com a parceria das Secretarias de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), Assistência Social (Seas) e Cultura, e do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS).

“O ‘Brincando na Vila’ é uma programação do Governo, através da Sejel, que marca a reabertura da Vila Olímpica para as atividades lúdicas, de lazer e para as atividades esportivas de massa. Esse é o novo formato do governo de Amazonino. É exatamente assim, todos os organismos do Governo bem pertinho do povo”, comentou o vice-governador e secretário de Segurança Pública, Bosco Saraiva, que esteve na Vila Olímpica acompanhando parte da programação.

Segundo Janaína Chagas, secretária da Sejel, o “Brincando na Vila” foi pensado para agregar a comunidade e buscar uma integração com a população – diretrizes que vão permear todas as ações da pasta. “O governador Amazonino é um incentivador do esporte e do lazer. Ele determinou que nós trabalhemos para chegar no povo que mais necessita, buscando atender com prioridade a população mais carente. O ‘Brincando na Vila’ é para abraçar a família amazonense e dizer que a Vila voltou. Venham, participem conosco, é tudo gratuito”, ressaltou a secretária.

As atividades culturais chamaram a atenção da criançada, que se divertiu com encenações circenses, leitura e desenho.  A menina, Julia Leal, 8 anos, participou da oficina de artes visuais, desenhou uma borboleta e disse que gostou mesmo foi da pintura no rosto, que fez parte da programação. A cada mês, nos sábados, vai acontecer o evento com novas programações.

“O amazonense é um povo que gosta de interagir, colocar a cadeira na calçada para conversar. A tônica do governo Amazonino Mendes é trazer de volta a identidade do Amazonas com cultura, diversão, lazer, segurança, saúde, educação, enfim, as necessidades sociais básicas”, afirmou o secretário de Cultura, Denilson Novo.

Programação da primeira edição do “Brincando na Vila”

8h – Alongamento e aula de ritmos

8h20 – Abertura

8h30 – Início das atividades esportivas – minivôlei, minibasquete, minifutebol

8h30 – Leitura e desenho, atividades especiais na tenda kids

8h30 -  jogos de tabuleiro, xadrez, dominó, pebolim e tênis de mesa.

8h30 – Operação cama elástica e inflável

8h30 – Exposição Forças armadas