App inovador será usado para prever possíveis problemas em veículos automotivos

FOTOS: DECON-FAPEAM E DIVULGAÇÃO
FOTOS: DECON-FAPEAM E DIVULGAÇÃO

 

Drive-on fará leitura da ECU do veículo de forma simples e usuário poderá acompanhar em tempo real

Você está indo para o trabalho e de repente percebe que o freio do carro está respondendo com mais lentidão e que o pedal está mais fundo. Infelizmente o problema só é percebido no momento em que é vivenciado. Será que é possível prever problemas como esse? Empreendedores estão desenvolvendo um aplicativo que pretende não só responder o questionamento, mas revolucionar o mercado automotivo.

 

O aplicativo Drive-on será usado para ler o Engine Control Unit (ECU) do veículo – Unidade de Controle do Motor – de forma simplificada. A tecnologia permitirá também que o usuário acompanhe todo o processo em tempo real. Diferente de outros sistemas já disponibilizados no mercado, o app pretende prever os possíveis problemas e alertar o usuário.

 

Segundo o engenheiro de software, Rodrigo Bezerra, que integra o grupo de empreendedores do projeto, a tecnologia promete trazer uma revolução para o mercado, tanto para as seguradoras como para o usuário final, ajudando a manter da melhor forma possível carros de usuários comuns e de frotas de empresas.

 

“O Drive-on lê as configurações do carro e expõe essas informações de maneira simples para o usuário final, uma leitura mais cotidiana, para que mesmo o usuário que não tem formação técnica em informática ou mecânica possa ler essas informações e tomar uma providência antes que problemas graves ocorram”, disse Rodrigo.


Acesso por celular e tablet - De acordo com o engenheiro, o usuário final terá acesso à tecnologia mediante o uso de aplicativos que poderão ser instalados no celular ou tablet do cliente. Ele destacou que um dos diferenciais do Drive-on com relação aos produtos similares está na simplicidade do aplicativo.


“Uma característica muito legal do Drive-on em relação a outros produtos que fazem leitura da ECU do carro no mercado é que o usuário não precisa nem saber como é que ele vai parear o dispositivo com o carro dele. Essas informações vão automaticamente para a nuvem e o usuário vai poder acompanhar em tempo real o processo no seu dispositivo tablet celular, onde ele achar mais confortável”, explicou Bezerra.

 

O aplicativo está em fase de prototipação e deve ser lançado no mercado ainda no segundo semestre deste ano. Além de condutores comuns, os empreendedores pretendem alcançar os proprietários de grandes frotas de veículos que buscam manter a saúde dos carros de maneira mais eficaz.

 

Inovação - De acordo com Rodrigo, o projeto é pioneiro na região. O grupo realizou diversas pesquisas e constatou também que o uso da tecnologia ainda é pouco disseminado em todo o país.

 

“A nossa ideia é muito original. Temos orgulho de dizer isso. Pode acontecer de uma pessoa se confundir e optar por comprar um ‘produto da China’ que lê as informações do carro dela. Ótimo, mas esse não é o foco. O nosso foco é fazer com que essas informações se tornem algo de valor para usuário final, que ele possa, de maneira preventiva, evitar problemas futuros e não simplesmente ler que um problema já ocorreu”, contou Bezerra.

 

Apoio da Fapeam - O aplicativo Drive-on conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) por meio do programa Sinapse da Inovação, que é realizado em parceria com a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi).

 

“O Sinapse nos deu uma visibilidade muito boa e nos ajudou bastante quando nós passamos pelos critérios aceitação da Aceleração do Darwin. Então, o fato de estar associado com a Fapeam e com o Senai, que também tem sido uma outra grande ajuda, tem feito com que essas portas sejam mais receptivas às nossas ideias e a empresa”, finalizou o empreendedor.