Ao reinaugurar escola especial, governador David Almeida diz que sua gestão entregará 40 unidades reformadas

FOTO VÍTOR SOUZA / SECOM
FOTO VÍTOR SOUZA / SECOM

Iniciando a maratona de inaugurações e reinaugurações de escolas no Estado, o governador David Almeida entregou nesta terça-feira, 12 de setembro, o Centro de Atendimento de Educação Especial Mayara Redman, localizada no bairro Adrianópolis, zona-sul de Manaus, que foi reformado e ampliado. Na ocasião, David Almeida destacou que, até o final de sua gestão, terá entregue cerca de 40 escolas reformadas no Estado, das quais 23 no mês de setembro.

 “Aproximadamente 40 escolas reformadas e isso é uma satisfação pelos 120 dias de minha gestão. Queria ter feito mais para diversos setores, como saúde, mas vou pedir ao próximo governador que faça esse investimento no interior do estado. Essa escola possui uma estrutura adequada para atender às demandas de jovens que precisam de mais atenção e cuidados em seus aprendizados”.

 Com investimento de R$ 3.075,510 milhões, a escola ganhou um ambiente com melhores condições para atender aos mais de 500 alunos da rede pública e particular de Manaus. A escola, que passou por reforma durante três anos, é referência no apoio aos alunos com deficiência auditivas e visuais, com síndromes e transtornos, além de oferecer suporte para estudantes com altas habilidades no Amazonas. Para essa nova fase da escola serão implantados a terapia da integração sensorial e ensino estruturado para Autista.

 O secretário estadual de educação, Arone Bentes, afirma que esses investimentos agregam na qualidade de vida das famílias. “Esses alunos vão poder receber um aporte mais preciso, apropriado e cientifico para atender às suas necessidades. Esse trabalho de inaugurar essas obras é fundamental para devolver a dignidade e ajudar na qualidade de ensino dos nossos jovens e das famílias”.

 Gratidão - Os pais agradecem pelos investimentos feitos na escola. A partir de agora é mais prazeroso ver os filhos com esse apoio para o aprendizado, segundo a autônoma Aline de Andrade. “Aqui eles vão ter mais comodidade e vejo que, além do meu filho, as demais crianças vão ter mais qualidade para aperfeiçoar seu talento em tocar instrumentos musicais, e quando temos um lugar com ambiente como esse, bem preparado, fica ainda melhor. Ainda mais meu filho que é muito engajado nas artes e na música”.

 Compromissos - A agenda de atividades do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), será intensa neste mês de setembro. A pasta programou nada menos do que 23 inaugurações e reinaugurações, 11 na capital e 12 no interior.

 INTERIOR

O interior do Estado também será contemplado com o pacote de obras. E o município escolhido foi Maraã, no dia 15 de setembro. A Escola Estadual Prefeito Cícero Lopes será inaugurada às 10h. No mesmo dia, mas desta vez no município de Tefé, a Escola Estadual Madre Maria das Mercês será reinaugurada, às 14h.

 O ritmo acelerado de reinaugurações se intensifica no dia 20, com mais seis unidades reformadas e que serão entregues no município de Boca do Acre. As unidades de ensino que serão entregues são as escolas estaduais: José Leite, Barão de Boca do Acre, Almirante Barroso, João Gabriel, Jacinto Ale e Professor Antônio José B. Vasconcelos.

 Em Boa Vista do Ramos, no dia 21, a Escola Estadual Professora Maria Izabel dos Santos será entregue, devidamente reformada. No dia seguinte, 22, duas escolas serão entregues no município de Canutama: as escola estaduais Tancredo de Almeida Neves e Frei Isidoro Irigoyen Unanua.

Encerrando o mês de inaugurações, no dia 26 de setembro, no município de Manicoré ganha o seu primeiro Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti), uma obra que teve investimento de R$ 14.086.503,02, e vai atender alunos do Ensino Médio.

Escolas da Capital

·  Dia 12 de setembro, às 9h – Reinauguração do Centro de Atendimento de Educação Especial Mayara Redman Abdel Aziz - Rua Paraíba, 903, em frente ao DB. Adrianópolis;

·  Dia 13 de setembro, às 9h – Inauguração do anexo da E.E. Eliana Socorro Pacheco Braga – Rua Arino, s/n – Cj. Res. Viver Melhor, Santa Etelvina;

·  Dia 13 de setembro, às 14h – Reinauguração da E.E. Vicente Telles de Souza – Av. Constantino Nery, s/n, São Geraldo;

·  Dia 14 de setembro, às 8h – Reinauguração da E.E. Adalberto Valle – Rua São Benedito, s/n, Morro da Liberdade;

·  Dia 14 de setembro, às 11h – Reinauguração da E.E. Antônio Lucena Bittencourt - Adalberto Vale, 100, Morro da Liberdade

·  Dia 18 de setembro, às 8h – Reinauguração da E.E. Prof. Waldir Garcia – Av. João Paulo I, s/n, Alvorada;

·  Dia 18 de setembro, às 11h – Reinauguração da E.E. Francelina Assis Dantas - M, 375, Alvorada;

·  Dia 18 de setembro, às 14h – Reinauguração da E.E.T.I Francisca Botinelly Cunha e Silva – Av. Pedro Teixeira, s/n, Dom Pedro;

·  Dia 19 de setembro, às 8h – Reinauguração da E.E. Cacilda Braule Pinto - Rua São Pedro, s/n, Coroado 2;

·  Dia 19 de setembro, às 11h – Reinauguração da E.E. Aristóteles Comte Alencar - Pres. Médici, 500, Coroado 2

Escolas do Interior

·  Dia 15 de setembro, às 10h – Inauguração da E.E. Prefeito Cícero Lopes, em Maraã;

·  Dia 15 de setembro, às 14h – Reinauguração da E.E. Madre Maria das Mercês, em Tefé;

·  Dia 20 de setembro – Reinauguração da E.E. José Leite, em Boca do Acre;

·  Dia 20 de setembro – Reinauguração da E.E. Barão do Boca do Acre, em Boca do Acre;

·  Dia 20 de setembro – Reinauguração da E.E. Almirante Barroso, em Boca do Acre;

·  Dia 20 de setembro – Reinauguração da E.E. João Gabriel, em Boca do Acre;

·  Dia 20 de setembro – Reinauguração da E.E. Jacinto Ale, em Boca do Acre;

·  Dia 20 de setembro – Reinauguração da E.E. Professor Antônio José B. Vasconcelos;

·  Dia 21 de setembro – Reinauguração da E.E. Professora Maria Izabel dos Santos, em Boa Vista do Ramos;

·  Dia 22 de setembro – Reinauguração da E.E. Tancredo de Almeida Neves, em Canutama;

·  Dia 22 de setembro – Reinauguração da E.E. Frei Isidoro Irigoyen Unanua;

·  Dia 26 de setembro – Inauguração do Ceti Manicoré, em Manicoré.