Governo do Amazonas lança projeto de qualificação profissional para moradores do Prosamim do São Raimundo

FOTO: VITOR SOUZA/SECOM
FOTO: VITOR SOUZA/SECOM

O Governo do Amazonas, em parceria com a empresa EyesNWere (ENW), lançou nesta quarta-feira, 6 de abril, o projeto de qualificação profissional direcionado aos moradores do Programa Social e Ambiental do Igarapés de Manaus (Prosamim) no bairro do São Raimundo, zona oeste da capital. Os cursos são para a área de informática e as inscrições estão abertas. Os melhores desempenhos terão a oportunidade de estágio remunerado na empresa e concorrem, ainda, a uma bolsa de estudos em uma Universidade.

 O projeto “Futuro.Você” é coordenado pela Secretaria de Estado da Região Metropolitana de Manaus (SRMM). O grupo privado doou sete computadores, impressora e a infraestrutura de internet e vai oferecer os cursos de qualificação.

Nesta primeira etapa, serão oferecidos quatro cursos: Finanças Pessoais, Manutenção de Redes, Manutenção de computadores e Manutenção de impressoras. As aulas serão ministradas por voluntários da empresa e começam na segunda quinzena do mês de abril.

Mais oportunidades – A estudante Jaqueline Silva, 21 anos, foi uma das primeiras matriculadas e disse estar ansiosa com a nova oportunidade. “Estou com uma expectativa muito boa, vendo que está surgindo muita coisa boa na área de emprego, nesse ramo. Eu estou aqui procurando essa oportunidade de me aprimorar mais para lá na frente ter um emprego digno”, comentou.

Logo após acompanharem o lançamento, os primos Williams Gonçalves, 20 anos, e Yasmim Costa, 19 anos, garantiram a vaga. Eles afirmam que a iniciativa de oferecer cursos gratuitos na região vem em boa hora. “Há muito tempo eu tinha vontade de fazer, mas não tinha como e hoje apareceu essa chance, abriu uma porta para mim”, disse Williams, que está finalizando o ensino médio.

 Perspectivas – Além do aprendizado, os melhores desempenhos nos cursos terão oportunidade de emprego e a chance de ganhar uma bolsa de estudo em uma universidade, conforme o diretor da empresa, José Ricardo Ferreira.

“Nossa intenção é, neste momento de crise, capacitar as pessoas para que elas se tornem mais competitivas no mercado. Inclusive, nós ofereceremos, ao final do curso, emprego para os que mais se destacarem e forneceremos também um subsídio para curso superior”, anunciou o diretor da empresa. A expectativa é que pelo menos cinco vagas de estágio sejam ofertadas.

 Público-alvo – Os cursos são direcionados aos moradores do Conjunto Residencial do Prosamim no São Raimundo, onde moram 216 famílias. Mas também estará disponível para quem mora nas proximidades, segundo a subcoordenadora de projetos sociais do Prosamim, Viviane Dutra.

 “O Prosamim desenvolve várias atividades sociais, vários projetos e esse é o de maior porte até o momento. A doação dos computadores, das bancadas, trazem a possibilidade de trabalhar um público muito importante que são os jovens e adolescentes e a oportunidade de entrar na universidade. O curso de informática vem nesse sentido de atuar na qualificação profissional, geração de emprego e renda. O programa atua nesse sentido, de gerar iniciativas de qualidade de vida, de melhoria de emprego e renda, educação ambiental e melhor aproveitamento dos parques urbanos e residenciais”, disse Dutra.

Inscrições – Até o momento, mais de 40 pessoas já se inscreveram para as primeiras turmas. Podem fazer os cursos pessoas acima de 16 anos. A inscrição pode ser feita diretamente no escritório de sustentabilidade do Prosamim, localizado no conjunto residencial, ou através do e-mail futuro.voce@enw.com.br.