Pro Jovem Trabalhador oferecerá 597 vagas de cursos de qualificação social e profissional

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab), está ofertando 597 vagas do Pro Jovem Trabalhador – Juventude Cidadã para cursos de qualificação social e profissional a jovens de 18 a 29 anos, que estejam desempregados, tenham concluído ou estejam cursando o Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio, e que não estejam cursando ou tenham concluído Ensino Superior.

Os cursos serão executados pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL – avenida Joaquim Nabuco, nº 1.919, Centro, zona sul). As inscrições acontecerão no período de 11 a 17 de outubro, através do site www.fieam.org.br/iel/setrab/projovem ou nas dependências do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), das 8h às 17h.

Os documentos necessários são CPF; RG; comprovante de residência; título de eleitor; CTPS (se houver); e PIS (se foi inscrito no CAD ÚNICO). A relação dos jovens selecionados será divulgada no dia 18 de outubro de 2013, pelo site www.fieam.org.br/iel/setrab/projovem.

Efetivação da matrícula – Os selecionados deverão comparecer ao IEL munidos de todos os documentos originais para efetivar sua matrícula no dia 19 de outubro de 2013, das 8h às 17h. Terão prioridade pessoas com deficiência e membros de famílias com renda per capta mensal de até um salário mínimo. Os cursos a serem oferecidos são: Alimentação, Beleza e Estética, Informática, Refrigeração e Turismo e Hospitalidade.

Carga horária – Os cursos terão a duração de seis meses, com carga horária de 350 horas, distribuídas em 100 horas para Qualificação Social e 250 horas para Qualificação Profissional. As aulas terão duração de cinco horas/aula diárias, sendo três aulas por semana com carga horária de 15 horas semanal.

Os participantes terão direito a duas camisas, lanche, vale transporte e material didático, e o aluno que frequentar no mínimo 75% das aulas terá direito a uma bolsa auxílio no valor de R$ 100, que será paga mensalmente pelo Governo Federal, através do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).