Conferência Estadual de Educação reunirá representantes de mais de 40 municípios do Amazonas

Objetivando apresentar e discutir as propostas estabelecidas nas Conferências Municipais e Intermunicipais para a construção do Plano Nacional de Educação, o Fórum Nacional de Educação do Amazonas, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e entidades parceiras dará início nesta quarta-feira, dia 16 de outubro, à 3ª Conferência Estadual de Educação.

A cerimônia de abertura da Conferência, com a participação de representantes de mais de 40 municípios do Amazonas acontecerá a partir das 19h no Auditório Eulálio Chaves, localizado na Universidade Federal do Amazonas.

A Conferência, cuja solenidade de abertura será presidida pelo secretário de Estado de Educação, Rossieli Silva, se estenderá até a próxima sexta-feira, dia 18, sendo organizada com debates, mesas-redondas, estudos e definição de propostas que venham a favorecer a qualidade do ensino, Durante o evento também serão eleitos os delegados que representarão o Amazonas na Conferência Nacional.

Segundo os organizadores, o objetivo do Encontro é sistematizar e definir prioridades que venham a contribuir com a criação de um Sistema Nacional de Educação. Na etapa prévia da Conferência Estadual, as conferências Municipais contaram com a participação de alunos, seus familiares, professores, gestores e sociedade em geral.

Na programação de abertura, a Conferência terá, entre outras atividades, a palestra “O Plano Nacional de Educação na articulação do Sistema Nacional de Educação: participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração”. A palestra será ministrada pela doutora em Educação, professora Arminda Rachel Botelho Mourão.