Parceria entre Governo do Estado e Igreja Presbiteriana leva jornada de cirurgia de lábio leporino a Barreirinha

Uma ação desenvolvida em parceria pelo Governo do Amazonas e a Igreja Presbiteriana de Manaus está levando a Barreirinha (distante 328 quilômetros de Manaus), durante esta semana, uma jornada de cirurgias de correção de lábio leporino e fenda palatina.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, entre 20 e 25 cirurgias devem ser realizadas no período, incluindo sete em crianças indígenas. A ação também contempla consultas de avaliação e acompanhamento de pacientes que passaram por esse tipo de cirurgia em jornada realizada no ano passado.

O atendimento aos pacientes está sendo realizado no Hospital Coriolano Cidade Lindoso, da Secretaria de Estado de Saúde (Susam). Além do hospital, o Governo do Estado forneceu os medicamentos, custeou o transporte da equipe médica e cedeu o anestesiologista para integrar a equipe de atendimento.

A Igreja Presbiteriana enviou a equipe coordenada pelo cirurgião plástico Nassif Ballura, do Hospital Samaritano de Campinas (SP) e composta, ainda, por um cirurgião bucomaxilar, médico emergencista, farmacêutico, enfermeiro e técnico de enfermagem.

O lábio leporino e a fenda palatina são malformações congênitas, que ocorrem ainda durante o desenvolvimento do embrião. Além das alterações de caráter estético, as fissuras labiopalatinas causam problemas de saúde que incluem má nutrição; distúrbios respiratórios, de fala e audição; infecções crônicas e alterações na dentição.