Programa de intercâmbio com coordenação regional da Seduc selecionará 20 professores da rede pública do Amazonas

No Amazonas, Programa selecionará 20 professores da rede pública

Coordenado regionalmente pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa nos EUA está selecionando 20 professores da rede pública do Amazonas para participar, no início de 2013, de um curso intensivo de seis semanas em uma universidade norte-americana. O programa é uma iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A oportunidade é destinada a professores graduados em Língua Inglesa que estejam atuando na rede pública de educação básica e as inscrições do certame estão abertas até o dia 15 de outubro, podendo ser realizadas no portal da Capes (www.capes.gov.br) no menu ‘editais’ ou ainda em link publicado no portal da Seduc (www.seduc.am.gov.br) .

De acordo com o edital de inscrição, serão selecionados 540 professores em todo o Brasil – sendo 20 específicos do Amazonas – e o resultado dos escolhidos será divulgado até o dia 30 de novembro.

A representante da Seduc e coordenadora regional do programa, Simeire Ramos, explicou que ao participar do intercâmbio os professores terão a oportunidade de fortalecer sua fluência oral e escrita em inglês, compartilhar novas metodologias de ensino e avaliação, conhecer ferramentas e estratégias úteis para preparação de planos de aulas e ter acesso a novas tecnologias aplicáveis ao ensino da língua inglesa no Brasil.

Requisitos - Para participar da seleção, é necessário que o professor atente para os requisitos do certame, sendo eles: possuir nacionalidade brasileira (No caso de estrangeiro, ser residente no Brasil com visto Permanente); possuir formação em Língua Inglesa, Bacharelado e/ou Licenciatura; ser professor concursado (com estágio probatório concluído) e estar ministrado aula de Língua Inglesa na rede pública da educação básica; realizar teste de avaliação de nível em Língua Inglesa (Test of English Language Proficiency – TELP); não receber bolsa ou benefício financeiro de outras entidades brasileiras e/ou americanas para o mesmo objetivo e não ter sido contemplado nas edições anteriores do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa nos EUA, ou em outros programas de formação continuada de professores de inglês no exterior.

Outras informações sobre o processo de seleção podem ser obtidas junto à Seduc por meio do telefone 3237-3609