Governo do Amazonas dá início aos Jogos Escolares 2012

Foto: Alfredo Fernandes
Foto: Alfredo Fernandes

O Governo do Amazonas abriu, nesta quarta-feira, 1º de agosto, a 35ª edição dos Jogos Escolares 2012. Mais de 17 mil estudantes das redes pública e particular do Estado participam da competição disputando medalhas em 27 modalidades esportivas diferentes. A largada dos jogos começa nesta quinta-feira, dia 2, com o início da disputa em nove modalidades.

A cerimônia de abertura ocorreu na Arena Amadeu Teixeira e contou com o desfile das delegações de alunos atletas de Manaus e do interior. Medalhista de ouro na natação ano passado, o estudante e paratleta Victor Manoel Pinto, da Escola Estadual Padre Pedro Gislandy, do bairro da Compensa I, conduziu a tocha para o acendimento no local da apresentação.

Além de Manaus, 30 municípios do interior têm estudantes atletas participando dos jogos. A competição também inclui a participação de pessoas com deficiência em sete modalidades adaptadas: atletismo, estafeta, futsal, goalball, handebol, natação e tênis de mesa.

A luta por medalhas ocorre até o dia 11 de agosto e vai envolver 380 instituições de ensino em todo o Estado.

Os jogos escolares revelam talentos e potências do esporte e são um caminho para afastar os jovens das situações de vulnerabilidade social. Segundo a secretária estadual de esportes, Alessandra Campelo, os estudantes atletas têm a chance de seguir nas modalidades que mais se destacam. “É uma ação social fundamental. Trabalhamos nas escolas, dando aos jovens condições de praticar esporte e incentivando-os a continuar nas áreas”, disse.

Programação de jogos – Basquete, futebol de campo, futsal, handebol, polo aquático, queimada, tênis de mesa, vôlei de quadra e xadrez são as primeiras modalidades a ter jogos. Para começar com a “mão direita”, a disputa debaixo do garrafão será aberta com um clássico particular entre La Salle e Adalberto Valle, em duelo válido pela categoria infantil masculina.

A partida acontecerá nesta quinta-feira, dia 2 de agosto, a partir das 8h, no ginásio Bergão, no São Jorge, Zona Oeste. A primeira rodada do torneio de basquete terá um total de 10 partidas, finalizando às 14h30, com o duelo da categoria juvenil masculina entre as escolas estaduais Waldock Frick Lira e Sebastião Norões, ambas de Manaus.

As demais modalidades coletivas vão até o dia 10, quando estão previstas as finais nas categorias infantil (12 a 14 anos) e juvenil (15 a 17 anos). As primeiras medalhas acontecerão ainda nesta quinta-feira, com as disputas de tênis de mesa, das 8h às 12h, quando serão conhecidos os campeões das categorias mirim masculino e infantil feminino. Das 15h às 18h serão realizadas as disputas do mirim feminino e juvenil feminino.

VEJA AQUI A PROGRAMAÇÃO COMPLETA do 35º JEAs