Seminário anual de Revisão Crítica com os órgãos envolvidos com o Festival de Parintins acontece em agosto

Foto divulgação

O secretário de Cultura do Amazonas, Robério Braga anunciou, na manhã deste domingo, 1º de julho, durante a última reunião com os representantes dos bois e dos órgãos envolvidos com o processo e a dinâmica de operacionalização do 47º Festival Folclórico de Parintins, a realização do Seminário anual de Revisão Critica para discutir metodologias e estratégias de planejamento para o bom funcionamento do evento, organizado pelo Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Cultura.

O encontro visa ainda promover a integração direta com as pessoas que comandarão a logística operacional da festa parintinense. O seminário está previsto para acontecer no mês de agosto após o processo de licitação que definirá a empresa que ficará responsável pela execução da reforma e ampliação do novo Bumbódromo.

De acordo com o secretário, o seminário vai acontecer em duas etapas. A primeira pretende estabelecer um intercâmbio entre os órgãos com objetivo de proporcionar uma melhoria nas ações que acontecem de um ano para o outro. Em um segundo momento, uma série de reuniões temáticas estão previstas para acontecer para discutir temas como segurança, transporte, venda e distribuição de ingressos, lotação das arquibancadas, saúde, segurança de menores, brigada de incêndio, entre outros assuntos e necessidades de infraestrutura de cada órgão. “Temos a obrigação de prever e resolver tudo. Todos com certeza fazem um bom planejamento mas nem sempre aquele que realizou o planejamento tem o conhecimento da situação e consegue resolver ou administrar a situação”, afirmou Robério Braga.

A reunião também serviu para fazer um balanço dos três dias de festa que apontam um saldo positivo em relação aos outros anos em serviços como segurança, telefonia móvel, saúde e energia que ao longo os últimos três anos de festival recebeu investimentos no valor de R$ 3 milhões, incluindo a criação de uma rede protegida e a informatização da retribuição de energia.

Outro ponto abordado foi o Plano Integrado de Segurança Pública em elaboração no Amazonas para a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e que foi testado durante o Festival Folclórico de Parintins. A Operação Parintins 2012 inaugurou o modelo de ação para grandes eventos dividido com uma base de sistema em três níveis de controle, o que garantirá maior eficiência nas ações.

Estavam presentes representantes da Secretaria de Segurança, Polícia Civil, Militar e Federal, Secretaria de Saúde, Secretaria de Infraestrutura, Detran, Amazonastur, Ministério Público Estadual, Tribunal de Justiça do Amazonas, Delegacia Regional do Trabalho, Defesa Civil, Cindacta IV, 7º Comar, Infraero, Agecom, Cerimonial do Governo, Bombeiros, Grupo de Gestão Integrada, Anac, Anvisa, Ibama, Anatel, Juizado da Infância e da Juventude de Parintins, Procon-AM, Seas, Amazonas Energia, Semtrab e Casa Militar.

Mais informações:

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Cultura