Seduc divulga relação de selecionados para novos cursos do Pronatec

O Governo do Estado, por meio de uma ação coordenada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), divulga a relação dos 1.920 estudantes da rede pública estadual, selecionados para participar dos novos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Lançado no Amazonas pelo governador Omar Aziz no final de 2011, o Pronatec é uma ação do Governo Federal em parceria com os Governos Estaduais e Instituições Federais de Ensino para a oferta de cursos técnicos gratuitos direcionados a estudantes do 2º ou 3º ano do Ensino Médio matriculados nas redes públicas.

Após o processo de cadastro que registrou mais de seis mil inscrições em todo o Amazonas, a relação com o nome dos 1.920 selecionados pode ser acessada no site da Seduc.

De acordo com o secretário de Educação, Gedeão Amorim, juntamente com o apoio das entidades de formação atuantes no Amazonas, o Governo do Estado tem conseguido a partir da implantação do Pronatec, ampliar a oferta de cursos de qualificação e profissionalizantes, garantindo novos horizontes profissionais para os estudantes do ensino público do estado.

“É uma iniciativa inovadora que está capacitando centenas de jovens para o mercado de trabalho, apontando-lhes promissoras opções de atuação e que lhe oportunizarão novos conhecimentos, emprego e renda”, evidenciou o secretário.

Para esta nova etapa de cursos no Amazonas, o Pronatec contará com cursos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Instituto Federal do Amazonas (Ifam). Os 38 cursos oferecidos nesta etapa atenderão Manaus e os municípios de Presidente Figueiredo, Coari, Tefé, Maués, Lábrea, São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga.

As pré-inscrições dos candidatos selecionados deverão ser feitas nesta semana nas secretarias das escolas em que estão estudando.