Blitz do Procon-AM apreende produtos fora do prazo de validade

Foto divulgação
Foto divulgação

Uma blitz realizada pelo Departamento do Programa Estadual de Proteção, Orientação e Defesa do Consumidor (Procon-AM), na manhã desta terça-feira, em dois supermercados de Manaus, apreendeu produtos que estavam expostos sem prazo de validade e resultou em multa de R$ 10 mil para um dos estabelecimentos fiscalizados.

A operação começou por volta das 9h, no hipermercado Carrefour, localizado na avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho (antiga Paraíba), Adrianópolis, zona centro-sul. Neste local, a fiscalização do Procon-AM não constatou nenhuma irregularidade. Durante a visita ao supermercado DB, que funciona no conjunto Campos Elíseos, bairro Planalto, zona centro-oeste, os fiscais apreenderam queijo, presunto e frango que estavam expostos sem a etiqueta indicando o prazo para consumo e também com data de validade vencida. A empresa foi multada.

O diretor do Procon-AM, Guilherme Frederico, informou que as ações de fiscalização serão intensificadas nas próximas semanas e vão abranger também outros empreendimentos, como os bancos.

Em relação às agências bancárias, na semana passada, o Procon-AM multou em R$ 5 mil a agência do Bradesco, no São José, zona leste de Manaus, por infração à Lei dos Biombos, legislação municipal que ob¬ri¬ga os bancos a ins¬ta-lar um bi¬om¬bo com o objetivo de blo¬que¬ar a vi¬su¬ali¬zação das tran¬sações nos ca¬ixas e assim reduzir o número de assaltos, principalmente a ação dos ladrões conhecida como “saidinha de banco”.