Vacinação contra a gripe vai até 25 de maio

 A Campanha Nacional de Vacinação contra gripe pretende imunizar 24,1 milhões de pessoas em todo o país até o dia 25 de maio. No Amazonas, a meta é vacinar 460.680 pessoas, o que representa 80% da população alvo. A vacinação iniciou no último sábado, dia 5 de maio.

Devem procurar os postos de saúde, idosos, gestantes, crianças com idade entre seis meses e dois anos, indígenas e profissionais da área de saúde, grupos de risco para a doença. Foram disponibilizadas para o Estado mais de 600 mil doses da vacina.

Mesmo enfrentando o problema das enchentes, foram vacinadas até o momento 135.064 pessoas, o que corresponde a 23,45% da cobertura esperada, mantendo a média da vacinação nacional.

“Ainda precisamos vacinar mais de 445 mil pessoas, uma meta que é possível de ser alcançada uma vez que a campanha vai até o dia 25 de maio”, explica a coordenadora estadual do Programa de Imunização/FVS, Izabel Nascimento. “Precisamos do empenho da população para que procurem a vacina no local mais próximo. Isso fará com que o estado alcance sua meta vacinal e proteja maior número de pessoas”, conclui a coordenadora.

A vacina contra a gripe pode ser encontrada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Atenção Integral à Criança (Caics) e Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimis). Cerca de sete mil profissionais estão trabalhando na campanha que acontece em todos os 62 municípios do Estado.