Secretária nacional vem a Manaus discutir políticas sobre drogas no Amazonas

 A secretária nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça, Paulina do Carmo Arruda Vieira, participará da abertura do Seminário 1º Plano de ação de Políticas sobre Drogas no Estado. O evento é organizado pelo Governo do Amazonas, por meio do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Conen/AM) da Secretaria de Estado da Justiça e Direitos Humanos (Sejus/AM) e acontecerá de 22 (terça-feira) a 25 (sexta-feira) de maio.

A abertura do encontro será no Salão Rio Solimões do Centro Cultural Palácio Rio Negro (avenida Sete de Setembro, s/nº, Centro, zona sul). A abertura será às 19h, quando Paulina Vieira irá proferir a conferência “Políticas Públicas e a Intersetorialidade nas Ações de Enfrentamento nas Questões do Uso do Álcool e Outras Drogas no Brasil”.

 O objetivo do evento é fazer com que o Amazonas elabore, a partir das discussões, o 1º Plano de Ação de Políticas sobre Drogas do Estado. “Com isso, buscamos o fortalecimento das ações de enfrentamento às drogas, ampliando a capacitação das instituições e profissionais envolvidos nesse processo”, destaca o secretário de Justiça e Direitos Humanos do Amazonas, Márcio Rys Meirelles.

 Além da secretária nacional de Políticas sobre Drogas, o encontro reunirá representantes de várias instituições, incluindo outras autoridades do Ministério da Justiça, como a assessora do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad), Deborah Domiceli de Oliveira Cruz, e do coordenador geral de Articulação da Redução da Oferta da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), Robson Robim da Silva, que irão debater e traçar estratégias de combate às drogas.

 O evento marca a integração das redes de enfrentamento aos problemas decorrentes do uso do crack e outras drogas no Estado do Amazonas, tendo em vista a construção e implantação de Planos Estratégicos de Políticas sobre Drogas nos eixos da Prevenção, Atenção/Reinserção Social, Redução da Oferta, Estudos, Pesquisas e Avaliações, como elemento indispensável para responder as demandas em relação à problemática das drogas na região.

  Dentro da programação do Seminário do 1º Plano de Ação de Políticas Sobre Drogas do Amazonas estão previstas a realização de oficinas de trabalho com dois eixos que a presidente do Conen, Darcy Izel Moreno, considera importante. “Um eixo tratará dos componentes da política sobre drogas no Amazonas e o outro, discutirá a sua execução, estimulando a união de setores estratégicos do Estado”, afirma.

 Segundo a presidente, trabalhar com a problemática das drogas requer um enfrentamento sistemático que atinge vários órgãos. “Esse trabalho depende da união de forças de todos os setores do Governo e da sociedade. O objetivo deste seminário é obter o planejamento integrado das políticas setoriais, cuja meta é atender as necessidades e o bem-estar do cidadão amazonense. Buscamos alternativas de enfrentamento enquanto possível”, enfatiza.

 Mais informações sobre o evento podem ser obtidas por meio dos telefones (92) 3215-2727 e 3215-2730.

 PROGRAMAÇÃO

 Dia 22

19h – Abertura

19h50 – Apresentação Cultural

20h – Exposição da “Política sobre Drogas no Estado do Amazonas” – Darcy Izel Moreno (presidente do Conen/AM)

20h10 – Conferência de Abertura: “Políticas Públicas e a Intersetorialidade nas Ações de Enfrentamento nas Questões do Uso do Álcool e Outras Drogas no Brasil” – Paulina do Carmo Arruda Vieira (secretária nacional de Políticas sobre Drogas)

Dia 23

13h15 – Palestra “Políticas Públicas e Pressupostos Básicos para a Construção de Redes de Serviços em Redução da Demanda de Drogas” – Deborah Domiceli de Oliveira Cruz (assessora do Conad)

 14h15/15h15 – Palestra “Panorama Nacional Atual da Redução Drogas” – Robson Robim da Silva (coordenador geral de Articulação da Redução da Oferta da Senad)

Dia 24

12h/17h – Oficinas de trabalho: Eixo 01

Dia 25

12h/17h – Oficinas de trabalho: Eixo 02