Governo do Amazonas oferece área exclusiva para prática de skate

Foto: Michael Dantas
Foto: Michael Dantas

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel), criou o projeto “Skate Pedagógico”. A atividade é direcionada para a faixa etária de 4 a 17 anos. A nova área de skate está localizada no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou (avenida Brasil, s/nº, Santo Antônio, zona oeste).

Sob o comando do professor Ney Maciel, cerca de 80 crianças e adolescentes participam de segunda a sexta-feira do projeto, que trabalha o esporte como continuidade da sala de aula.

“O aluno chega aqui, repassa o que aprendeu no colégio e, só depois desse bate-papo, entra na pista de skate, que é uma das melhores da cidade. Aqui, esporte e educação caminham juntos”, explica o treinador, conhecido por organizar alguns dos principais eventos de skate na capital amazonense – além disso, ele foi um dos fundadores da primeira escolinha de skate do Estado, na Ponta Negra, no começo dos anos 2000.

Benefícios do skate – De acordo com Maciel, o skate traz vários benefícios para os praticantes: coordenação motora, flexibilidade, equilíbrio estático e dinâmico, noções básicas de mecânica e matemática.

“Além desses benefícios, o skate faz as crianças interagirem socialmente, melhorando o desempenho na escola e na vida de uma forma mais ampla”, afirma o instrutor.

Alexandre Gabriel Furtado, de 6 anos, aluno do Centro Educacional El Shaday, é um dos atletas do projeto esportivo. Ele afirma que, graças ao esporte, ficou mais concentrado nas lições de casa. Fora da sala de aula, porém, ele gosta mesmo é de adrenalina. “Adoro fazer manobras radicais”, diz.

Como participar – Os pais devem procurar o professor na pista de skate do Centro de Convivência da Família e realizar a inscrição, que é gratuita. Outras informações podem ser obtidas por meio dos telefones 9417-2905, 8128-1150 e 3878-4264.