Governo do Amazonas leva esporte ao interior

Foto - Michael Dantas / SEJEL

Os Jogos Escolares do Amazonas (JEAs 2012) estão a todo vapor nos polos do interior. Mesmo com vários municípios enfrentando uma cheia histórica, o Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel) e Secretaria de Estado da Educação (Seduc), mantém viva a esperança nos estudantes-atletas.

Na última quarta-feira, no estádio municipal Pedro Falabella, a titular da Sejel, Alessandra Campêlo, participou da solenidade de abertura do polo 2 dos JEAs no interior, com sede em Urucará (a 281 km de Manaus).

A disputa reúne aproximadamente 900 estudantes de sete municípios: Urucará, Urucurituba, Itacoatiara, Rio Preto da Eva, Silves, Itapiranga e São Sebastião do Uatumã.

Alessandra Campêlo enalteceu o papel dos treinadores e professores, que ao chefiarem as delegações acabam se transformando em pais e mães dos atletas-estudantes.

“Em nome do governador Omar Aziz, trago as minhas saudações e os meus agradecimentos aos técnicos e professores, que são verdadeiros salvadores de vidas. Ao incentivarem a prática do esporte nas escolas, vocês estão fazendo um trabalho de prevenção, tirando as crianças da ociosidade, das drogas”, disse a titular da Sejel.

Atleta Nota 10 - Rickson Alfaia, 16, estudante do 3º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Balbina Mestrinho (Urucará) foi o responsável pelo juramento do atleta. Ele disse que a honraria veio por causa de seu desempenho educacional e esportivo nos últimos anos.

“Sou atleta de handebol e já fui três vezes campeão do polo de Urucará. Na etapa de Manaus, nosso colégio ficou em terceiro lugar em 2010, e quarto em 2011. Temos tradição no esporte. Foi uma honra falar em nome de todos os atletas”, disse Rickson, que por causa do talento no handebol tem sido sondado para ganhar  bolsas de estudos no Centro Educacional Adalberto Valle e na Escola Nilton Lins, ambos em Manaus.

Sistema de disputa - Os 900 atletas do polo de Urucará competirão, durante uma semana, em sete modalidades: atletismo, tênis de mesa e xadrez (individuais), e mais futsal, vôlei de quadra, handebol e vôlei de areia (coletivas).

As equipes e atletas campeões competirão na fase final, em várias praças esportivas de  Manaus, de 1 a 10 de agosto, e que serve como seletiva para a disputa nacional, chamada de Olimpíadas Escolares – com organização do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e Ministério do Esporte.

A fase final dos JEAs 2012 terá um total de 27 modalidades, entre coletivas e individuais, além de mais sete torneios adaptados para Pessoas com Deficiência (PCDs).