Solicitação de matrícula nas escolas da rede pública ficará mais fácil, a partir de segunda-feira

A partir de segunda-feira, dia 19 de dezembro, vai ficar mais fácil solicitar, pela internet, a matrícula na rede estadual e municipal de educação e realizar o cadastramento de novos alunos.

O site Matrículas 2012, do Governo do Estado e da Prefeitura de Manaus, no endereço www.matriculas.am.gov.br, foi reformulado pela empresa Processamento de Dados S/A (Prodam), ganhando uma nova interface, oferecendo ao usuário uma ferramenta mais simples.

Os novos alunos poderão acessar o site para realizar a matrícula em uma escola que tenha vaga disponível. Este processo também pode ser efetuado em qualquer escola da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) ou em um dos 54 postos de atendimento da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que estão listados no site.

O calendário com as datas de cadastramento pela internet e nos postos de atendimento para alunos novos e antigos também está disponível no website.

O diretor presidente da Prodam, Tiago Paiva, destaca que o site foi desenvolvido pelo órgão ainda em 2010, para o processo de matrículas do ano letivo de 2011, e agora passou por uma total reformulação. Segundo ele, a proposta é que a partir da reformulação da ferramenta também seja possível ampliar o processo de matrículas pela internet, em relação ao ano passado, quando cerca de 5% dos alunos cadastrados utilizaram a web.

Sigeam – Tiago Paiva explica que o desenvolvimento, atualização e manutenção do site faz parte de um conjunto de ações estratégicas do Sistema Integrado de Gestão Educacional do Amazonas (Sigeam), também desenvolvido pela Prodam.

O Sigeam permite o gerenciamento das informações acadêmicas necessárias ao funcionamento da Seduc e da Semed, a partir do controle sobre as atividades das escolas, vida escolar do aluno e recursos de docentes.

A Prodam é responsável pelo processamento e armazenamento de todas as informações referentes à gestão da educação na rede estadual e municipal.