Começam inscrições para o Vestibular 2011 da UEA, com 5.060 vagas

As inscrições para o Vestibular 2011, com acesso em 2012, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), começaram nesta segunda-feira (19) e seguem até o dia 19 de outubro. São 5.060 vagas distribuídas entre 24 municípios além de Manaus, com provas marcadas para os dias 10 e 11 de dezembro.

Este ano os números de vagas aumentaram, cerca de duas mil a mais que no ano anterior, segue orientação do governador do Amazonas, Omar Aziz, para que a instituição amplie as possibilidades de acesso à educação de nível superior no Estado.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente via internet nos endereços www.uea.edu.br ou www.vunesp.com.br. No portal da UEA, o candidato encontrará informações mais detalhadas sobre as novidades do Vestibular 2011, que ganhou três novos cursos e um mecanismo a mais de acesso aos cursos de Graduação oferecidos em todo o Estado.

O Sistema Integrado Seriado (SIS) avaliará, com provas anuais, o aproveitamento do candidato em cada uma das três séries do Ensino Médio e selecionará os melhores desempenhos, a exemplo dos processos seletivos seriados adotados em grande parte das universidades brasileiras. No SIS, o aluno também escolherá o curso superior somente no terceiro ano.

As inscrições para o SIS devem ser realizadas via internet no endereço www.uea.edu.br também de 19 de setembro a 19 de outubro e a prova desta primeira etapa está marcada para o dia 11 de dezembro. Nesta fase só serão aceitas inscrições de candidatos matriculados na primeira série do Ensino Médio que começam, este ano, a acumular os pontos para, depois da terceira etapa, ingressar em um dos cursos de Graduação oferecidos pela UEA, de acordo com o total de pontos conquistados.

O valor da taxa de inscrição do SIS é R$ 30 (trinta reais) e pode ser paga em qualquer agência bancária, assim como para o Vestibular 2011, no valor R$ 35.Do total das vagas disponíveis no Vestibular, 40% serão destinadas a estudantes que participaram do SIS.

“É mais uma forma de gerar oportunidades para que estudantes de todo o estado tenham a cada ano maior acesso a um curso superior de qualidade”, diz o reitor da UEA, professor José Aldemir de Oliveira. Segundo ele, a universidade adota um sistema próprio de distribuição de vagas com onze grupos diferentes, um deles criado neste Vestibular para atender aos candidatos a um dos três novos cursos.

As novidades são o Bacharelado em Saúde Coletiva, com vagas em 18 municípios, e Tecnologia nas áreas de Agrimensura, em três municípios, e Gestão Pública, com oferta de vagas para 24 municípios amazonenses. Os novos cursos já estão incluídos no Vestibular 2011 com início das aulas marcado para o segundo semestre de 2012.