Seduc abre inscrições para o programa Amazonas Alfabetizado

http://www.amazonas.am.gov.br/arquivos/imagens/noticias/20110707155448secretario_da_seduc_gedeao_amorim_diz_que_iniciativa_visa_alfabetizar_20_mil_adultos_ja__em_20111.jpg
http://www.amazonas.am.gov.br/arquivos/imagens/noticias/20110707155448secretario_da_seduc_gedeao_amorim_diz_que_iniciativa_visa_alfabetizar_20_mil_adultos_ja__em_20111.jpg

Com o novo programa, o Governo do Estado tem como meta alfabetizar mais de 20 mil pessoas em 2011. Aulas iniciam em setembro

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), está lançando o programa Amazonas Alfabetizado, em substituição ao Reescrevendo o Futuro. O programa, que é direcionado para jovens com idade acima de 15 anos, adultos e idosos, tem como meta alfabetizar mais de 20 mil pessoas neste ano de 2011.

Dando início às atividades do programa, a Seduc está com inscrições abertas para o ingresso de estudantes e também está fazendo o cadastro de colaboradores para atuar como alfabetizadores ou coordenadores do trabalho. As inscrições devem ser feitas até o dia 29 de julho, via internet, no site amazonasalfabetizado.com.br.

O Amazonas Alfabetizado, coordenado pela Seduc, estará integrado ao programa Brasil Alfabetizado, desenvolvido pelo Governo Federal em todo território Nacional, com o objetivo de alfabetizar e possibilitar novas oportunidades a partir da escolarização.

O secretário estadual de Educação, professor Gedeão Amorim, explicou que as aulas do programa estão previstas para iniciar em setembro e serão realizadas aos sábados, com carga horária de oito horas semanais, durante o período de seis meses. “O programa funcionará nas escolas públicas do Estado, na capital e no interior, e também poderão ser desenvolvidas, sob regime de colaboração, em diferentes locais, como igrejas e associações comunitárias”, disse Gedeão Amorim.

As instituições que desejam se tornar parceiras nas ações devem procurar a sede da Seduc para obter maiores informações.

Procedimento de inscrição – As inscrições para os alfabetizandos (alunos) e o cadastramento dos colaboradores (alfabetizadores e coordenadores) estão abertas e podem ser feitas, até o dia 29 de julho, via internet, no site amazonasalfabetizado.com.br.

Os que optarem pelo cadastro manual devem procurar qualquer escola da Seduc, da capital ou do interior do Estado, onde pode ter acesso aos formulários de cadastro disponibilizados pela coordenação do programa.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o índice de analfabetismo no Amazonas caiu consideravelmente de 15,5% em 2000, para 9,6% em 2010. Com o Amazonas Alfabetizado, o Governo do Estado pretende intensificar os trabalhos de modo a reduzir ainda mais estes índices. “Nesta primeira etapa, realizamos um levantamento estatístico identificando o número de pessoas que ainda não são alfabetizadas. Ao lançar o programa, estamos mobilizando diversos setores da sociedade para conseguirmos, até o fim do ano, alfabetizar mais de 20 mil pessoas”, explicou o representante da Seduc e coordenador do programa, Jeordane Oliveira de Andrade.

O coordenador destacou o benefício que Amazonas Alfabetizado trará para a população. “Com o programa, daremos um grande passo para superar o analfabetismo, e contamos com o apoio da sociedade para divulgar nossa ação. Portanto, conclamamos a todos para participar deste ‘mutirão’ de cadastros, indicando nosso portal às pessoas (ou aos familiares destas) que ainda não tiveram a oportunidade de aprender a ler e escrever e que desejam esta oportunidade”, frisou.

Siga o @governoamazonas no Twitter!