Omar Aziz inaugura, em Parintins, o primeiro CETI do interior do Amazonas

Com salas de aulas equipadas com tecnologia moderna, unidade atenderá 761 alunos

O governador do Estado, Omar Aziz, inaugura nesta segunda-feira, 4 de julho, às 16h, em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), o Centro de Educação de Tempo Integral Deputado Gláucio Gonçalves. O novo Ceti é o 9º construído pelo Governo do Amazonas e o primeiro a atender o interior do Estado, com diferencial na estrutura e no uso da tecnologia, que inclui todas as salas de aula equipadas com lousas digitais.

Localizado na zona central de Paritins, na rua Fausto Bulcão, bairro de Palmares, o novo Ceti é equipado com 24 salas de aulas climatizadas; laborátório de informática com 42 computadores; laboratório de ciências; biblioteca; ambiente de mídias; cozinha industrial; refeitório; auditório; sala de dança; sala de música; sala de arte; gabinete odontológico; enfermaria e salas administrativas. Construído em uma área aproximada de 10 mil metros quadrados, a unidade de ensino conta ainda com campo de futebol, academia para atividades físicas, piscina semi-olímpica e quadra poliesportiva coberta.

O governador Omar Aziz destaca o nível das escolas de tempo integral construídas pelo Governo do Estado, com estrutura, segundo ele, melhor que as de rede particular. “Estamos dando aos nossos jovens a oportunidade que os pais deles não tiveram. Quanto mais condições nós dermos, mas eles terão oportunidade no futuro”, ressalta.

O Ceti Deputado Gláucio Gonçalves funcionará em regime de tempo integral, das 7h às 17h, atendendo, inicialmente, 611 estudantes de Ensino Fundamental (6° ao 9° ano) e 150 do Ensino Médio. A nova unidade abrigará estudantes da escola estadual Deputado Gláucio Gonçalves, que funcionava no Bumbódromo e será desativada para a reforma do espaço cultural, e também alunos oriundos de escolas da rede municipal, que migraram voluntariamente para o novo Ceti.

A unidade terá como gestor o professor Nelson Luiz Nina Goés. Especialista em gestão escolar, ele acredita que a expansão dos Cetis para o interior do Amazonas vai contribuir com o desenvolvimento regional e trazer vigor à educação estadual. “Os Cetis oferecem carga horária diferenciada e de qualidade. Estendê-los ao interior é uma forma de fazer a educação do nosso estado avançar”, declarou.

O secretário de Estado de Educação, professor Gedeão Amorim, disse que a educação pública no Amazonas caminha a passos largos e que, por determinação do governador Omar Aziz, vários municípios serão contemplados com novos Cetis. “Somadas às escolas de tempo integral já existentes, queremos, até o ano de 2014, disponibilizar 50 escolas com este sistema de atendimento no Amazonas”, anunciou Gedeão Amorim.

A nova unidade da Seduc, de acordo com o secretário, é totalmente adapatada a portadores de necessidades especials, garantindo acessibilidade a todos. Outro destaque são as salas de aula equipadas com lousas digitais, que serão utilizadas por cada professor no desenvolvimento de suas aulas. Por meio desse recurso tecnológico, os estudantes terão acesso, em tempo real, a conteúdos interativos, portais educacionais e materiais audiovisuais, disponibilizados pelos professores, que foram previamente capacitados.

Além do Ceti ‘Deputado Gláucio Gonçalves’, o Governo do Estado já inaugurou, todos em Manaus, os Cetis ‘Marcantônio Vilaça 2’, ‘Garcitylzo do Lago e Silva’, ‘João dos Santos Braga’, ‘Dra. Zilda Arns’, ‘Áurea Pinheiro Braga’, ‘Gilberto Mestrinho’, ‘Professora Cinthia Régia Gomes do Livramento’ e ‘Elisa Bessa Freire’. Além destes nove Cetis, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) também possui outras 17 escolas de tempo integral.

Homenagem

Com o novo Ceti, o Governo do Estado e a Seduc prestam homenagem ao ex-deputado parintinense Gláucio Gonçalves. Nascido no dia 13 de outubro de 1931, na cidade de Parintins, filho de Pedro Ferreira Gonçalves e Nazaré Bentes de Jesus Gonçalves, Gláucio Gonçalves, tinha 13 irmãos.

Em 1995 ingressou na vida política e se elegeu vereador por dois mandatos consecutivos. Em 1956, casa-se com Valquíria Viana com quem constitui família tendo com ela nove filhos: Enéas, Eraldo, Gláucio Filho, Gilvandro, Jussara, Afrânio, Glauciara e o caçula Glauber, que faleceu em 1969, vítima de paralisia infantil; e além destes, Rosana, filha adotiva.

Elegeu-se prefeito de Parintins em 1969, e, com forte investimento em educação, construiu as escolas: “Álvaro Maia”, “Ryota Oyama”, “Adérson de Menezes”; as creches “Valdemira Bentes”, “Guajarina Prestes” e “Babylândia”, além de de aproximadamente 100 escolas na área rural, dentre as quais Mocambo, Caburi, Vila Amazônia, São Tomé do Uaicurapá e Jacu.

Em 1974, e depois em 1978, elege-se Deputado Estadual. Em 1982 volta a administrar a Prefeitura de Parintins, iniciando obras como a retirada do aeroporto do centro da cidade, a construção dos conjuntos habitacionais “Macurany”, “João Novo” e a construção das escolas “Pestalozzi Glauber Viana Gonçalves”, “Gentil Belém” e “Beatriz Maranhão”. De 1990 a 1994, Gláucio Gonçalves se reelegeu Deputado Estadual, tendo como principal conquista de suas propostas a implantação em Parintins do primeiro núcleo da Universidade Federal do Amazonas.

Em 1997, Gláucio Gonçalves assume o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas e exerce esta função até o ano de 2001, aposentando-se como conselheiro. Em 2002 se candidata a Deputado Estadual e vence as eleições. No fim deste mandato, em função da idade e das condições de saúde, Gláucio se retira do cenário político com bastante discrição, deixando um legado a Parintins.

Informações

PAUTA: Inuaguração do Ceti Deputado Gláucio Gonçalves

Data: 04.07.2011 (SEGUNDA-FEIRA)

Horário: 16h

Endereço: Rua Fausto Bulcão, bairro de Palmares – PARINTINS