Governo inaugura novo eixo viário de Manaus e homenageia José Lindoso

http://www.amazonas.am.gov.br/arquivos/imagens/noticias/20100629115934avenida11400.jpg
http://www.amazonas.am.gov.br/arquivos/imagens/noticias/20100629115934avenida11400.jpg

O Governo do Amazonas inaugurou na terça-feira, 29, o maior eixo viário construído em Manaus  nos últimos anos, que recebeu o nome do ex-governador José Lindoso.

A nova avenida, com 6.300 metros de extensão, liga a Cidade Nova, na zona Norte, aos bairros do Aleixo e Coroado, nas zonas Centro-Sul e Leste da cidade e exigiu um investimento de R$ 48,2 milhões por parte do Governo do Estado.

“Essa nova avenida preenche uma necessidade desencadeada pela expansão de uma cidade que enfrenta um crescimento acelerado em todas as direções”, disse o governador do Amazonas, Omar Aziz, presente ao evento.

O caminho da economia

A avenida Governador José Lindoso passará a ser a alternativa mais viável entre o Distrito Industrial, na zona Sul, e o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, na zona Oeste, reduzindo o tempo do trajeto de cargas que entram e saem de Manaus por via aérea.

\"\"

\"\"

Ela também vai desafogar o tráfego nas avenidas Constantino Nery, Djalma Batista, Efigênio Sales e Grande Circular. A obra é de responsabilidade da Secretaria de Secretaria de Estado de Infraestrutura (SEINF) e abre caminho entre áreas da cidade cujo acesso tornou-se difícil e demorado nos horários de pico.

A pista da direita, que parte da Alameda Cosme Ferreira, no bairro do Coroado, vai até a Avenida Timbiras, na Cidade Nova, enquanto a da esquerda, que parte da Avenida Timbiras segue em direção à Avenida Ephigênio Sales, no bairro do Aleixo.

As vias transversais de acesso entre os conjuntos do entorno, também receberam melhorias, de modo a adequá-las ao fluxo de veículos que aumentará consideravelmente com a inauguração da avenida.

A via é cortada por duas pontes de 70 metros de extensão sobre o Igarapé do Mindu. A estrutura reforçada das pontes, compostas por 21 vigas em concreto cada uma, sendo 14 de 20 metros e sete de 30 metros de extensão, receberam todo o acabamento necessário, como encabeçamento, proteção do aterro, construção do gabião e pavimentação, bem como via para pedestres.

Com extensão total de 6.300 metros, a Avenida das Torres conta com três pistas de cada lado, ou seja, seis pistas de rolamento. As calçadas laterais medem três e as internas um metro de largura.

A Avenida das Torres tem início nos bairros do Coroado e Aleixo. No Aleixo, ao lado do conjunto residencial “Ephigênio Sales”, no V-8. No Coroado, tem início na Alameda Cosme Ferreira, nas proximidades da Concessionária Murano. Ela passa entre os conjuntos Petros – à direita, e o Artur Reis, mais à esquerda; segue cortando o Parque das Laranjeiras e a Cidade Nova I, tendo como área de abrangência os conjuntos Jardim Oriente e Jardim Sakura, o Residencial Águas Claras, as comunidades Boas Novas e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, entre outros.

Além de permitir uma ligação mais rápida entre as zonas Norte, Centro-Sul e Leste, entre a Cidade Nova e os bairros do Aleixo e Coroado, também reduzirá o tempo de deslocamento de quem sai de bairros como o Japiim, Crespo e São Lázaro em direção à zona Norte da cidade.

Acompanhe as notícias do Governo do Amazonas no twitter.