Autoridades de saúde discutem doação de órgãos

A Central Estadual de Transplante de Órgãos e Tecidos promove na terça-feira, 25, a partir das 9 horas, no auditório da Reitoria da UEA, a abertura oficial da Semana de Doação de Órgãos.

O encontro marca oficialmente as atividades de incentivo à doação de órgãos no Amazonas e as comemorações pelo Dia Nacional do Doador de Órgãos, 27 de semtembro. Desde o último domingo, equipes do Banco de Olhos e da Coordenação de Transplantes realizam distribuição de material informativo em shoppings, praças, órgãos públicos e hospitais. A mobilização vai até sexta-feira (28).

O Estado já realiza transplante de córnea e rim. As córneas são captadas de doador cadáver e os de rim são feitos a partir de doadores vivos. Somente em 2007 foram realizados 97 transplantes pelo Sistema Único de Saúde.

Participam do evento o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, o diretor do Hospital Santa Júlia, Edson Sarkis, a promotora de Justiça, Cláudia Raposo, do Ministério Público do Estado, o coordenador estadual de transplantes, Noaldo Lucena e a diretora do Bando de Olhos do Amazonas, Cristina Garrido.

Estarão presentes, ainda, diretores das unidades de saúde da rede estadual, membros das Comissões Intra-hospitalares de Doação de Órgãos para Transplantes, pacientes que já realizaram ou aguardam o transplante e familiares de doadores.