Secretaria de Infra-Estrutura promove curso sobre segurança e sinalização viária

Começa na segunda-feira, dia 13 de outubro, mais um curso de atualização patrocinado pela Secretaria de Estado de Infra-Estrutura (SEINF), em prosseguimento à política de reciclagem e atualização de seus servidores.

Voltado para o Departamento de Engenharia, o curso, Intitulado "Segurança e Sinalização Viária – Normas da ABNT e o Anexo II do Código de Trânsito Brasileiro", será ministrado entre os dias 13 e 14 de outubro, no auditório da SEINF, na Alameda Cosme Ferreira, n.º 7.600 – Coroado III, zona Leste de Manaus.

De acordo com o secretário de Infra-Estrutura, Orlando Mattos Junior, o curso tem por objetivo aproximar engenheiros e técnicos que trabalham com projetos ou na fiscalização de obras viárias, com as novas tecnologias de materiais e conceitos de projeto nas áreas de segurança, sinalização vertical e horizontal.

"Este é terceiro curso que nós oferecemos só neste ano de 2008", disse Orlando Mattos Junior, enumerando os outros dois já realizados que tiveram como tema "Patologias da Construção Civil", no primeiro, em parceria com o IBRACOM; e "Contratos e Convênios em Obras Públicas", no segundo caso – este último ministrado em agosto passado, em parceria com a Procuradoria Geral do estado, PGE.

Dentre os assuntos que serão abordados no decorrer dos dois dias do curso, destacam-se: Projetos para Segurança Viária; Sistemas de Contenção; Defensas e Barreiras de Contenção; Amortecedores de Impacto; Princípios de Sinalização Vertical, Tipos e Propriedades das Películas Refletivas; e Sinalização de Obras, dentre outros.

Estes temas serão apresentados e debatidos por técnicos como Nelson Mattos, Hélio Moreira e Luis Regatieri, todos da Nelmat Consultoria e Representações, especializada na promoção de técnicas e procedimentos para a segurança das rodovias brasileiras.

"O que nós queremos, na realidade, é manter o nosso pessoal na vanguarda, sempre inteirados das novidades na nossa área de atuação" explicou o secretário, lembrando esse processo de atualização é altamente positivo, não apenas para o profissional que participa dos cursos, como para a própria secretaria e, em última instância, para a própria população, que conta com profissionais capacitados e atualizados executando ou fiscalizando obras que são de interesse de todos.

Este curso sobre "Segurança e Sinalização Viária" é uma realização do Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Infra-Estrutura, com patrocínio e apoio de empresas e instituições como a Armco, Staco, Tintas Indutil e ABDER, a Associação Brasileira dos Departamentos Estaduais de Estradas de Rodagem.

O curso será ministrado no auditório da SEINF, entre os dias 13 e 14 deste mês, e a inscrição é grátis, segundo informou o Gerente de Obras Rodoviárias da Secretaria de Infra-Estrutura, engenheiro Ribamar Valdevino de Oliveira